Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Podemos julgar alguém pelo seu gosto musical? Cientistas dizem que sim

Redação 89

Podemos julgar alguém pelo seu gosto musical? Cientistas dizem que sim imagem divulgação

Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostra que é possível determinar a personalidade de alguém através dos seus gostos musicais.

Intitulada Musical Preferences are Linked to Cognitive Styles, essa análise científica indica a existência de uma ligação entre as nossas preferências musicais e a nossa capacidade para sentir empatia (AQUI).

Os autores afirmam que as pessoas usam a empatia ao perceber diferentes tipos de material musical, respondendo tanto emocionalmente quanto fisiologicamente. Esse sentimento é descrito como “a capacidade de identificar, antecipar e responder adequadamente aos estados mentais dos outros”. As pessoas também usam isso ao perceber diferentes tipos de conteúdo musical.

Os dados indicaram que os fãs de música mais suave, como o R&B ou soul music, são os que mais sentem empatia pelo próximo. Já os apreciadores de musicais mais pesados, como o heavy metal ou o punk, possuem um pensamento mais sistematizado ou baseado na lógica. Então, esse pessoal dificilmente engole o gosto musical alheio.

Obviamente, esse estudo não é definitivo, apenas integra uma investigação científica sobre o poder da música no trato social humano. Embora seja verdade que você nunca pode julgar um livro pela capa, há agora um forte argumento para julgar alguém pela sua playlist.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS