Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Por que o Simple Minds não queria gravar “Don’t You (Forget About Me)”?

Redação 89

Por que o Simple Minds não queria gravar “Don’t You (Forget About Me)”? imagem divulgação

Há exatos 36 anos, em 8 de abril de 1985, o Simple Minds lançava no Reino Unido “Don’t You (Forget About Me)”. Essa é uma música que a banda originalmente se recusou a gravar.

Trata-se de uma composição do produtor Keith Forsey ao lado de Steve Schiff feita por encomenda para a trilha sonora do filme The Breakfast Club (Clube dos Cinco). Forsey era fã da banda e fez a canção pensando nos vocais de Jim Kerr. O problema é que o Simple Minds tinha um lema de somente gravar músicas próprias, nada de outras mentes perambulando no material deles, sabe?

“O Simple Minds tinha alguns álbuns nº 1, estava tocando em arenas, algo que estava acontecendo em todo o mundo, menos nos Estados Unidos”, disse Kerr à BBC, durante uma entrevista em 2018 reproduzida pela UCR. Havia a necessidade de ter uma música tocando nas rádios americanas e na MTV para que a banda investisse pesado numa turnê na Terra do Tio San. Era o que faltava para o Simple Minds conquistar o mundo.

Precisando atingir o mercado americano, pressionado pela gravadora para fazer o registro e com o incentivo de Chrissie Hynde (vocal do The Pretenders), então esposa de Kerr, o grupo escocês pensou por seis meses até aceitar a proposta. Mas isso só rolou quando a banda entendeu o contexto da música no filme. “Quando conhecemos o produtor, Keith Forsey, e o diretor, John Hughes, e falamos com eles, entendemos a música e ficamos muito mais livres para a ideia de gravá-la”, revelou Kerr.

Os caras se reuniram num estúdio no norte de Londres, adicionaram uns “la lalala” e em menos de três horas entregaram o que seria o seu maior sucesso comercial. Além da recusa inicial do Simple Minds, Bryan Ferry e Billy Idol também não quiseram gravar “Don’t You (Forget About Me)”, que se tornou um dos maiores sucessos da década de 1980.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS