Nova York lança aplicativo anticovid para entrada em shows

Uma parceria entre o governo de Nova York, nos Estados Unidos, e a empresa de tecnologia IMB criou um aplicativo gratuito que dá sinal verde para entrada em grandes eventos. O Excelsior Passs diz se o usuário está vacinado contra a Covid-19 e se recentemente testou negativo para a doença.

O app foi anunciado pelo governador Andrew Cuomo (AQUI) para agilizar a reabertura de estádios esportivos, casas de shows, restaurantes e outros empreendimentos com limitações de capacidade.

“Semelhante a um cartão de embarque de companhias aéreas, os nova-iorquinos podem armazenar recibos digitalmente em seus smartphones ou imprimi-los para apresentar em empresas e locais participantes”, diz o comunicado de imprensa.

O governador Cuomo deixa claro que a tecnologia está aliada ao forte programa de vacinação. “Conforme mais nova-iorquinos são vacinados a cada dia e as principais medidas de saúde pública continuam a atingir regularmente suas taxas mais baixas em meses, o primeiro Excelsior Pass da nação anuncia o próximo passo em nossa reabertura criteriosa e baseada na ciência”. Ele ressalta: “A questão de saúde pública ou economia sempre foi uma escolha falsa – a resposta deve ser as duas”.

As empresas locais podem começar a usar o Excelsior Pass baixando o aplicativo na Apple App Store ou Google Play Store e preenchendo um pequeno formulário de registro. Essa medida faz de Nova York o primeiro estado nos Estados Unidos a lançar formalmente uma ferramenta digital para evitar a Covid-19.

Redação 89: