Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Gorillaz investe no mercado de NFT e é criticado por fãs

Redação 89

Gorillaz investe no mercado de NFT e é criticado por fãs imagem divulgação

O álbum de estreia autointitulado do Gorillaz completou 20 anos de seu lançamento na última sexta-feira, dia 26 de março. A banda virtual aproveitou para celebrar a data anunciando o lançamento de uma edição especial desse disco no formato NFT, em tokens não fungíveis, ou seja, objetos que não podem ser trocados por outros iguais. Mas acabou recebendo severas críticas de seus fãs.

O problema é que a tecnologia de blockchain, que está por trás das NFTs, pode ter um impacto muito negativo nas mudanças climáticas do planeta. Uma matéria do início de março da revista Wired mostrou que alguns artistas chegaram a cancelar leilões após saber a quantidade de energia que é despendida para garantir a legitimidade de um produto na rede.

Como as NFTs – que podem representar uma nova fonte de renda para músicos – passaram a ser vistas como vilões no universo da sustentabilidade, o Gorillaz se deu mal. As críticas baseiam-se no fato de que uma banda que lançou um trabalho como Plastic Beach (2010), com temáticas de conservação do planeta, não pode se render a uma “tecnologia suja”.

Uma petição criada por um fã do Gorillaz para que a banda cancele sua entrada no mercado de NFT já esta rolando na plataforma Change.Org (AQUI).



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS