Barcelona promove show de rock com 5 mil pessoas em evento-teste

Um show da banda catalã de indie rock Love of Lesbian neste sábado (27) reuniu cinco mil pessoas na arena Palau Sant Jordi de Barcelona, na Espanha. A apresentação foi um evento-teste para as autoridades locais saberem se será possível a realização de concertos em massa no verão europeu.

O púbico que compareceu ao show precisou baixar um aplicativo, inserir seus dados pessoais e detalhar seu “histórico médico”.  Todos foram testados previamente contra a covid-19 e orientados a utilizar máscaras de proteção, no entanto, o distanciamento social não foi exigido.  De acordo com o portal espanhol Crazy Minds, nos testes realizados horas antes do show, dos 5 mil presentes apenas 6 testaram positivo e foram impedidos de entrar na arena.

Jordi Herreruela, um dos organizadores do evento, comentou que se tratava de um dia histórico. “Um momento em que todos olham para Barcelona. Nós recuperamos o espírito das Olimpíadas”, disse em declaração reproduzida pelo The Dial. “Este é mais um pequeno passo para poder realizar concertos e eventos culturais durante a pandemia”, disse antes do show ao jornal inglês The Guardian o Dr. Boris Revollo, virologista envolvido na concepção dos protocolos de saúde.

O Festival for Safe Culture, plataforma que organizou o evento, disse por meio de comunicado que esse teste piloto representa “um exemplo de unidade no setor da música ao vivo, na comunidade científica e nas administrações e patrocinadores comprometidos em buscar soluções e metodologias que permitam que eventos em massa sejam agendados novamente”.

A organização fará uma avaliação científica do evento com “dados conclusivos” que serão publicados no dia 10 de abril. Os resultados serão contrastados com os da Secretaria de Saúde local e se forem considerados satisfatórios, serão utilizados como argumento para que grandes eventos possam ocorrer no verão europeu.

This post was last modified on 29 de março de 2021 12:03

Redação 89: