Álbum de estreia do Suede completa 28 anos; ouça Delux Edition com 32 faixas

Há exatos 28 anos, no dia 29 de março de 1993, o Suede lançava seu primeiro trabalho de estúdio, um álbum homônimo que se tornaria o disco de estreia com venda mais rápida no Reino Unido desde Welcome to the Pleasuredome, de Frankie Goes to Hollywood, de 1984.

Seus primeiros dois singles promocionais, “Animal Nitrate” e “So Young” traziam uma atmosfera de novidade para o cenário musical britânico, que já havia conhecido as faixas “The Drowners” e “Metal Mickey” no ano anterior. Aproveitando o clima de novidade deixado no ar pelo Stone Roses na virada dos anos 90 e mostrando-se uma alternativa para fãs de bandas como Smiths, Echo And The Bunnyman e New Order, o Suede iniciava uma incrível trajetória como um dos nomes mais representativos do rock britânico.

O disco foi produzido por Ed Buller, indicado pela gravadora dos caras, a Nude Records. E mesmo que Buller não sido uma escolha da banda, conseguiu captar o que havia de melhor naquele trabalho, a sincronia entre a voz de Brett Anderson e a guitarra de Bernard Butler, resultando em 11 faixas que tornariam o disco como um verdadeiro retrato do britpop.

É incrível constatar como uma produção sem muitos exageros conseguiu tornar essa estreia pra lá de especial, a ponto de influenciar muitas bandas e soar como algo novo tantos anos depois.

Utilize o player abaixo e curta o primeiro trabalho do Suede remasterizado em sua Delux Edition de 32 faixas:

This post was last modified on 29 de março de 2021 12:03

Redação 89: