Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

SXSW: especialistas discutem como músicos poderão ganhar dinheiro na era pós-Spotify

Redação 89

SXSW: especialistas discutem como músicos poderão ganhar dinheiro na era pós-Spotify imagem divulgação

Teve início nesta terça-feira (16) a conferência on-line do festival texano de cinema, música e tecnologia SXSW 2021, na qual o destaque ficou para um bate-papo entre Marc Geiger, cofundador do Lollapalooza, e Tim Westergren, criador do serviço de streaming Pandora. Os dois trabalham hoje em seus novos empreendimentos, a Savelive de Geiger é uma iniciativa para ajudar locais de música ao vivo a se recuperarem do impacto da pandemia, enquanto que a Sessions de Westergren é uma empresa inovadora do segmento de livestream. A explosão de formas de os artistas se conectarem com os fãs e tentarem ganhar dinheiro foi o tema explorado pela dupla, conforme revela a transcrição feita pela musically.com.

“A indústria passou de física, para arquivos, fluxos e agora explode em cem coisas diferentes que têm de ser feitas. Uma dessas coisas é a monetização da comunicação em si. O bate-papo está se transformando em algo monetizado, as mensagens vão ser monetizadas. Coisas personalizadas serão monetizadas”, disse Geiger, acrescentando que esse processo pode assustar alguns artistas, mas não deve  mais ser ignorado.

Ele continuou: “Acho que estamos entrando em uma era de ganhos pós-Spotify que eu chamo de era de monetização de artistas digitais. Quando você olha para Audius, UCPS, Patreon, Twitch, tipjars… isso vai impactar muito os artistas”.

Westergren citou um exemplo recente com sua empresa de livestream. “Tivemos uma apresentação de um artista e fizemos com um recurso de pay-to-chat [pague para conversar] durante seu streaming, e tivemos 4.500 conversas pagas em uma hora. Isso me surpreendeu”, revelou o empresário.

Em um mundo dominado por redes sociais, os dois acreditam que um conjunto de produtos digitais que estão por vir deverão ajudar o mercado do entretenimento a se reinventar. Em relação aos artistas, precisarão se sentir confortáveis com essas mudanças, porque elas indicam que há novas formas para ganhar dinheiro.

 



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS