Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Parada britânica confirma teoria de fortalecimento do rock de Alice Cooper

Redação 89

Parada britânica confirma teoria de fortalecimento do rock de Alice Cooper Foto: Camila Cara

No início do mês, Alice Cooper ganhou destaque na imprensa internacional ao discordar do ponto de vista de Gene Simmons, vocalista e baixista do Kiss, de que os jovens assassinaram o rock e que faz mais de 30 anos que não surge um nome representativo. Ouvido pela NME, Cooper comentou que, no seu ponto de vista, há atualmente muita gente nova no segmento fazendo música boa.

“Há um monte de jovens de 18 anos lá com guitarras e bateria e eles estão aprendendo hard rock. Ocorre o mesmo nos Estados Unidos: há todas essas bandas jovens que querem ressurgir toda essa área do hard rock”, comentou Cooper, acrescentando que o rock nunca acabou e permanecerá vivo para sempre.

Enquanto Cooper cria sua nova teoria de fortalecimento do gênero musical que é um estilo de vida, o site Loudwire destaca que cinco discos de rock já marcaram presença no topo da parada de álbuns do Reino Unido em 2021:  Suckapunch, do You Me at Six, Post Human: Survival Horror, do Bring Me the Horizon, Medicine at Midnight, do Foo Fighters, As the Love Continues, do Mogwai, e For Those That Wish to Exist, do Architects.

Entre os grupos que atingiram o topo da parada, Bring Me the Horizon e Foo Fighters já são velhos conhecidos. Os mais novos da lista não são tão novinhos assim, porque os britânicos do You Met a Six já estão na estrada desde 2004 e seu novo disco é o sétimo de sua discografia. Os caras do Architects também são do Reino Unido e também têm quase 20 anos de carreira, o mais recente lançamento representou seu nono álbum de estúdio. E há casos de veteranos que andam se aproveitando da boa fase do rock. O Mogwai estreou no mês passado em primeiro lugar na UK Official Albums Chart pela primeira vez na história da banda, 25 anos depois do lançamento de seu single de estreia.

O rock and roll andou mandando bem no Reino Unido ao longo do ano passado com um total de 15 artistas de rock ocupando o primeiro lugar na Parada britânica de álbuns. Nomes consagrados como Green Day, Bruce Springsteen e Paul McCartney estiveram por lá, mas também rolou espaço para gente da nova safra, como Yungblud, que faz pop-punk, um gênero que também anda conquistando adeptos nos Estados Unidos. Por lá, Machine Gun Kelly chegou ao top 1 da Billboard 200 em outubro de 2020 com Tickets to My Downfall.

E por falar nos Estados Unidos, a movimentação do rock não apresenta-se tão intensa como na Grã-Bretanha. O último trabalho de rock and roll a chegar ao número 1 da parada de álbuns da Billboard foi PWR UP, dos veteranos do AC/DC, em novembro passado. Mas uma boa surpresa foi novo trabalho de Alice CooperDetroit Stories, que estreou esta semana no topo da parada Sales Chart da Billboard, que classifica os álbuns mais vendidos de forma tradicional. A tabela traz o disco novo de Cooper no topo, dando a ele sua primeira liderança nessa parada em toda sua carreira.

Se você chegou até aqui neste texto, leu o nome de muitos artistas consagrados. Mas isso não quer dizer que os mais novos não tenham espaço. O rock é um gênero histórico e culturalmente importante e se fortalece principalmente na cena independente que forma um público cada vez mais fiel. Essa movimentação é capaz de dar suporte para artistas que surgem agora e que vão se fortalecer para assumir o lugar de protagonistas em um futuro próximo. Viva o Rock!



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS