Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Fantaspoa: festival online de cinema reúne 150 filmes do gênero fantástico

Redação 89

Fantaspoa: festival online de cinema reúne 150 filmes do gênero fantástico imagem divulgação

O Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre -, anunciou os primeiros 25 filmes que serão exibidos na 17ª edição do maior evento de cinema do gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) da América Latina.

O festival neste ano será de 9 a 18 de abril, apresentando gratuitamente 150 produções, sendo que 50 longas-metragens e 100 curtas-metragens na plataforma de streaming Darkflix. A projeção é que o festival seja acompanhado por um público de 100 mil espectadores.

Dentre estes 25 títulos, três terão sua primeira exibição pública no mundo no festival: os norte-americanos “Este Jogo Se Chama Assassinato”, de Adam Sherman e “Mister Limbo”, de Robert G. Putka; e o iraniano “O Grande Salto”, de Karim Lakzdeh. Cinco estarão em première internacional, 10 em première latino-america e seis em première brasileira.

“Esta seleção reforça o Fantaspoa como a mais importante janela de exibição da produção fílmica do gênero fantástico da América Latina”, comentam os organizadores João Fleck e Nicolas Tonsho.

Entre os filmes anunciados, estão longas-metragens de 17 países, dentre eles, Argentina, Austrália, Holanda, Hungria, Japão, Rússia e Taiwan. O norte-americano “Frank e Zed”, animação que levou sete anos para ser produzida, será exibida pela primeira vez no Brasil durante o festival.

Também está nesta lista inicial com exibição inédita na América Latina o filme “A Dark, Dark Man”, uma coprodução entre a França e o Cazaquistão, previamente exibida no festival de Roterdã. E será apresentado pela primeira vez no Brasil o longa taiwanês “Get the Hell Out”, que teve sua première no Festival Internacional de Toronto.

Dentre as obras anunciadas, encontram-se filmes que foram exibidos em eventos de cinema de prestígio internacional, como Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, Moscow International Film Festival, San Sebastián Film Festival, Sitges Film Festival, SXSW Film Festival, Tallin Black Nights e Warsaw Film Festival.

Além das exibições de filmes, o Fantaspoa neste ano está realizando gratuitamente 14 atividades de formação, que acontecem semanalmente até o dia 8 de abril. Nomes como de Lourenço Mutarelli, ator, professor e escritor; da atriz Luciana Paes, cujo premiado trabalho inclui novelas globais e filmes prestigiados internacionalmente; do ator Silvero Pereira, que eternizou recentemente o personagem Lunga no aclamado longa “Bacurau”; e de Dane Taranha, jornalista e radialista, estão apresentando oficinas temáticas de cinema pelas redes sociais do festival.

Confira os 25 primeiros filmes anunciados:

Bloodshot Heart, de Parish Malfitano – 2020, Thriller/Drama, Austrália
Aos 44 anos, Hans, um tímido instrutor de auto-escola, ainda mora com a sua mãe. Quando a jovem Matilda aluga um quarto em sua casa, ele revive velhas memórias e fica perdidamente apaixonado. Para conseguir conquistar o amor dela, Hans cria um perigoso plano.

A Cabelereira, de Jill Gevargizian– The Stylist, 2020, Horror/Drama, EUA
Poucas coisas na vida são mais empolgantes do que um novo penteado. Mas as clientes de Claire nem sempre estão preparadas para o resultado dos seus cortes… Claire leva uma vida dupla como uma meticulosa serial killer; e a crescente obsessão com uma de suas clientes pode despertar o pior dela.

Carroña, de Eric Fleitas e Luciana Garraza – 2019, Ação/Crime/Horror, Argentina
Em um mundo pós-apocalíptico com regras próprias, Tisha, uma assassina e traficante de órgãos, busca vingança por um crime que marcou sua vida.

O Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão – 2020, Aventura/Horror/Fantasia, Brasil
Corrompido pelo poder do livro negro de Cipriano, um jesuíta e seus seguidores iniciam um reinado de terror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver eternamente presos sob os túmulos de um cemitério.

Cisto, de Tyler Russell – Cyst, 2020, Horror/Ficção-Científica, EUA
Na década de 1960, um médico de uma pequena cidade inventa um laser para remover anormalidades da pele. Ele faz de tudo para obter a patente de sua máquina, mas sua enfermeira acha que a máquina é perigosa e não está pronta. Sua teimosia faz com que a máquina funcione mal, gerando um cisto monstruoso que cria vida.

Dancing Mary, de SABU – 2019, Horror/Fantasia, Japão
Kenji faz parte da equipe de construção de um shopping center. Para isso, um antigo salão de dança deve ser destruído, mas os esforços para demolir o prédio são sabotados por um poder misterioso. Nenhum exorcista consegue encontrar a solução, mas a estudante Yukiko, que tem a habilidade de falar com fantasmas, descobre que é o espírito da dançarina Mary que amaldiçoa o local.

Danger! Danger!, de Lexie Findarle Trivundza e Nick Trivundza – 2020, Ação/Aventura/Ficção-Científica, EUA
É 1985 e o aventureiro Jonathan Danger faz um pouso forçado em uma ilha da costa da África. Ele procura um templo secreto que pode ser sua passagem para voltar no tempo. Mas os soviéticos chegaram primeiro – e também querem mudar o passado. Mesmo sequestrado e com um pulmão perfurado, Danger não desistirá de seu objetivo.

A Dark, Dark Man, de Adilkhan Yerzhanov – 2019, Thriller/Drama, Cazaquistão/França
Um menino é morto em uma pequena cidade do Cazaquistão. O detetive Bekzat quer encerrar rapidamente o caso: afinal, um culpado já foi encontrado pela polícia local. Mas, quando chega uma jornalista da cidade grande, tudo desmorona. Agora, Bekzat deve conduzir uma investigação real, seguindo os protocolos, pela primeira vez em sua carreira.

Este Jogo Se Chama Assassinato, de Adam Sherman -This Game’s Called Murder, 2021, Thriller/Comédia, EUA
Um conto moderno de humor negro sobre ganância, romance e inocência perdida em uma sociedade alienada e devotada ao consumo e à exposição nas redes sociais.

Frank e Zed, de Jesse BlanchardFrank & Zed, 2020, Animação/Horror, EUA
O zumbi Zed e o cadáver reanimado Frank, são inimigos, mas dependem um do outro para sobreviver e vivem isolados, até que um magistrado faminto por poder engana um grupo de aldeões para atacar seu castelo solitário, cumprindo uma antiga profecia: A Orgia do Sangue.

O Grande Salto, de Karim Lakzadeh – Shirjeh-ye Bozorg, 2021, Fantasia, Irã
Mard e Maryam embarcam em uma viagem cheia de aventuras para encontrar uma criança perdida junto com três integrantes remanescentes de uma trupe circense.

Get the Hell Out, de I-Fang Wang – 2020, Comédia/Horror, Taiwan
Wang é um frustrado segurança do parlamento de Taiwan. Um incidente leva à demissão da legisladora Hsiung, que pede a Wang para substituí-la no próximo mandato, propondo atuar como sua assistente. Assim, o atrapalhado Wang se torna o novo membro do legislativo – e terá que enfrentar a corrupção, além de um apocalipse zumbi.

Hawk e Rev: Matadores de Vampiros, de Ryan Barton-Grimley – Hawk and Rev: Vampire Slayers, 2020, Comédia/Horror, EUA
Philip “Hawk” Hawkins não sonha apenas em matar vampiros – ele come, dorme, e respira desejando isso. Depois de ser expulso do Exército por esfaquear outro soldado, Hawk fica entediado de trabalhar como segurança noturno em sua cidade natal, Santa Muerte, e decide, junto com seu parceiro Rev, ir atrás dos sanguinários vampiros.

História do Oculto, de Cristian Ponce – Historia de lo Oculto, 2020, Horror, Argentina
Na última transmissão de “60 Minutos Antes da Meia-Noite”, o programa jornalístico mais assistido da televisão, a estrela da noite é Adrián Marcato, que se prepara para desvendar os laços do presidente com o satanismo.

Kontora, de Ansul Chauhan – 2019, Drama/Mistério/Fantasia, Japão
Guiada pelo diário escrito por seu avô durante a Segunda Guerra Mundial, a jovem Sora procura por um tesouro na floresta de sua cidade natal. Enquanto isso, um misterioso morador de rua mudo que caminha de costas poderá ser o catalisador para recompor o relacionamento abalado de Sora com o seu pai.

Marionete, de Elbert van Strien – Marionette, 2020, Mistério/Thriller, Holanda/Luxemburgo/Reino Unido
A psiquiatra infantil Marianne se muda para a Escócia a fim de começar uma nova vida. Um de seus novos pacientes é Manny, uma criança calada e enigmática de dez anos que faz desenhos de eventos traumáticos e diz controlar o futuro. Quando os desenhos obscuros se tornam realidade, Marianne inicia uma busca obsessiva que mudará sua vida para sempre.

Mate Enterre Ganhe, de Michael Lovan -Murder Bury Win, 2020, Comédia/Crime/Horror, EUA
Três amigos criam um jogo de tabuleiro, porém se frustram quando a campanha de crowdfunding para lançá-lo comercialmente fracassa. Um misterioso homem propõe distribuí-lo como seu criador, entretanto uma disputa pelos direitos do produto deixa o trio com um cadáver nas mãos. Eles logo percebem que, estranhamente, o acidente que culminou na fatalidade se parece com sua criação.

Mister Limbo, de Robert G. Putka – 2021, Drama/Comédia/Fantasia, EUA
Dois estranhos acordam no meio do deserto sem memória de nada – incluindo seus nomes. Eles estão mortos ou apenas estiveram curtindo sem limites? Uma odisseia cinematográfica que fala sobre amizade, arrependimento, cinismo, fé e empatia.

Moscou Não Acontece, de Dmitry Fedorov – Moskvy ne byvayet, 2020, Comédia/Thriller/Ficção-Científica, Rússia
Numa pequena cidade russa cheia de segredos, Lesha conhece a bela Masha. Ela mostra fotos deles, das quais ambos não conseguem se lembrar. Lesha descobre também que seu pai desaparecido faleceu faz alguns dias, deixando uma série de bilhetes misteriosos. Enquanto isso, uma gangue local e um misterioso homem de Moscou passam a persegui-los.

Noturna – A Noite do Velho Homem, de Gonzalo Calzada – Nocturna – La Noche del Hombre Grande, 2020, Drama/Mistério/Thriller, Argentina
A história de Ulisses, um homem de quase 100 anos e que está à beira da morte. Na última noite de sua vida, mentalmente fragilizado e torturado pelo remorso, ele vivencia algo que o obriga a repensar seu passado, seu presente e sua visão sobre a realidade.

Playdurizm, de Gem Deger – 2020, Drama/Fantasia/Horror, República Tcheca
Quando um adolescente se vê preso em uma realidade alternativa com seu ídolo do cinema, ele faz tudo em seu alcance para ser possuído por este homem, ignorando as evidentes pistas de como ele foi parar lá.

Post Mortem, de Péter Bergendy -2020, Horror/Mistério/Thriller, Hungria
No inverno de 1918, Tomás, um jovem que trabalha com fotografia post-mortem, acaba em uma pequena aldeia húngara. Os estranhos sons noturnos, as mortes misteriosas e as figuras sombrias que aparecem em suas fotos o impelem a ir embora. Mas Tomás retorna à aldeia para investigar as intenções dos fantasmas e encontrar uma maneira de se livrar deles.

Querida, Você Não Vai Acreditar, de Yernar Nurgaliyev -Zhanym, Ty Ne Poverish, 2020, Comédia/Horror, Cazaquistão
Após brigar com sua esposa, que está grávida de quase 9 meses, Dastan, incapaz de suportar os constantes xingamentos, decide fugir para passar um dia com seus dois melhores amigos. Os homens planejam ir pescar, mas uma série de acontecimentos imprevistos e incompreensíveis mudarão drasticamente seus planos.

Sangue Vurdalak, de Santiago Fernandéz Calvete – 2020, Horror/Thriller, Argentina/Singapura
Após matar um vampiro, um homem volta para casa durante a hora mágica, entre o dia e a noite, sem saber se ainda é um homem ou se foi transformado em um monstro. Sua família precisa descobrir antes que seja tarde demais.

O Som da Violência, de Alex Noyer – Sound of Violence, 2021, Horror/Thriller, EUA/Finlândia
Aos 10 anos, em meio ao brutal assassinato de sua família, Alexis recupera sua audição e desenvolve habilidades sinestésicas. Adulta, ela descobre o prazer nos sons de lesões corporais e segue uma carreira na música, compondo sua obra-prima por meio de terríveis assassinatos.

Serviço:
O quê: XVII Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa)
Quando: de 9 a 18 de abril
Onde: Darkflix
Quanto: gratuito



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS