Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Lou Ottens, pai da fita cassete, morre aos 94 anos

Redação 89

Lou Ottens, pai da fita cassete, morre aos 94 anos imagem divulgação

Lou Ottens, engenheiro responsável pela invenção da primeira fita cassete, morreu aos 94 anos no último sábado, dia 6 de março, de acordo com nota publicada nesta quarta-feira (10) pela agência de notícias holandesa NRC Handelsblad (via  NPR).

A fita cassete foi a resposta de Ottens para as grandes fitas de bobina que forneciam som de alta qualidade, mas que eram muito desajeitadas e caras. Ele assumiu o desafio de reduzir a tecnologia de fita no início da década de 1960, quando se tornou o chefe de desenvolvimento de novos produtos em Hasselt, Bélgica, para a empresa de tecnologia Philips, com sede na Holanda. Em 1963 o produto foi oficialmente lançado.

“Lou queria que a música fosse portátil e acessível”, diz o documentarista Zack Taylor, que passou dias com Ottens para seu filme, Cassette: A Documentary Mixtape. O trabalho do engenheiro, caminhou para que as fitas se tornassem um padrão mundial. Ao longo dos anos, mais de 100 bilhões de cópias foram comercializadas em todo o mundo.

De acordo com o relatório de 2020 do BPI, divulgado em janeiro pelo site da Official Chats, as vendas aumentaram 94,7% nos últimos 12 meses, com 156.542 unidades vendidas no Reino Unido, representando o maior volume comercializado desde 2003.

A fita cassete mais vendida do Reino Unido em 2020 foi de Chromatica, de Lady Gaga, que vendeu 14.000 cópias no formato. Um detalhe curioso, 8.600 dessas fitas foram vendidas em sua primeira semana, quando o disco estreou em número 1 na Official Albums Chart com impressionantes 53.000 vendas na sua primeira semana.

Calm, do 5 Seconds Of Summer, e Weird, do Yungblud, fecham o Top 3 dos K7s mais vendidos na Terra da Rainha. Entre os representantes do rock raiz, Ozzy Osbourne e seu Ordinary Man foi quem obteve o melhor resultado, uma 17ª posição.

As vendas no formato de fitas cassete permanecem minúsculas no contexto do mercado musical global (em torno de 0,2%), mas o aumento mostra que o renascimento coloca um fim nos rumores de que o K7 desapareceria do mercado.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS