Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

SoundCloud anuncia remuneração para artistas independentes com base em audiência

Redação 89

SoundCloud anuncia remuneração para artistas independentes com base em audiência imagem divulgação

Hoje foi dia de novidade no universo das plataformas digitais. O SoundCloud anunciou uma nova manobra batizada de “royalties alimentados por fãs”, o que significa que a taxa paga por um assinante será dividida entre os artistas que ele realmente ouve, em vez de ser dividida entre os nomes mais populares da plataforma. “Royalties alimentados por fãs são um novo modelo de pagamento que é impulsionado diretamente pela base de fãs de um artista. Com esse movimento, a receita publicitária ou assinatura de cada ouvinte é distribuída entre os artistas que ele ouve, beneficiando artistas independentes em ascensão com fãs leais”, diz o comunicado (AQUI).

Conforme publicou o site The Verge, esta é uma grande mudança para a indústria da música, já que atualmente a maioria das plataformas de streaming recompensa as maiores estrelas do mundo com mais royalties. Um bom exemplo é o Spotify, que calcula quantos streamings aconteceram em sua plataforma em um determinado país e, em seguida, calcula qual parte desses fluxos foi para um artista específico. O resultado é que artistas menores, que podem não ter um alcance maciço, mas também têm um público dedicado e leal, acabam não ganhando muito dinheiro porque representam uma parcela menor dos fluxos globais.

O site da Billboard também publicou um excelente exemplo: se Taylor Swift obtiver 5% de todas as transmissões no Spotify em junho, ela e sua gravadora receberão 5% da assinatura mensal que você pagou, mesmo que você nunca tenha ouvido uma de suas músicas.

O SoundCloud diz hoje que seu novo sistema mudará isso. Por enquanto, a plataforma não fez nenhum acordo com as três principais gravadoras — Warner, Sony e Universal — mas é capaz de implementar esse modelo com os artistas independentes. Os quase 100.000 músicos que participam desses programas serão os primeiros a experimentar royalties baseados em fãs. Eles receberão seus primeiros pagamentos depois de 30 de abril deste ano.

 



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS