Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Músicos de Radiohead, Gomez e Elbow pedem reforma na indústria da música digital

Redação 89

Músicos de Radiohead, Gomez e Elbow pedem reforma na indústria da música digital imagem divulgação

O Parlamento Britânico acabou de formar um comitê especial para investigar se os modelos de negócios usados pelas principais plataformas de streaming estão sendo justas com compositores e artistas

De acordo com evidências dadas no primeiro dia de investigação, relatadas pelo jornal The Guardian, as três principais gravadoras do mundo receberam severas críticas sobre o sistema de operação na era do streaming.

Durante o inquérito, os deputados ouviram de músicos, incluindo Ed O’Brien do Radiohead, Guy Garvey, de Elbow, e Tom Gray do Gomez, que os artistas atualmente não têm perspectivas de como vão sobreviver.

Garvey disse que o “sistema digital está ameaçando o futuro da música” e que a indústria poderia ser reformada para tornar-se mais justa para os artistas. Gray destacou que 70% dos consumidores acham que os artistas são mal pagos e acrescentou: “Assim que alguém vê esses dados e sabe dos termos do acordo de pagamento, chega-se à conclusão: não está certo”. Já O’Brien disse que quando o Radiohead assinou seu primeiro contrato em 1991 havia enormes desequilíbrios, mas que a era do streaming os exacerbou. “Esse modelo digital não está funcionando”, comentou.

Um bom exemplo de como as coisas não estão andando bem veio de Garvey, relatando que o Elbow havia encurtado recentemente a introdução de uma faixa para que fosse mais provável que ela aparecesse em listas de reprodução. Gray completou dizendo ao comitê que gêneros como jazz e clássico estavam hoje em maus lençóis, porque suas faixas muito mais longas do que o padrão digital não se adequam ao sistema de playlists.

A matéria do The Guardian diz que o inquérito (AQUI) seguirá ouvindo as “perspectivas de especialistas do setor, artistas e gravadoras, bem como plataformas de streaming em si”. Os deputados deverão considerar quais medidas o governo deve tomar para proteger a indústria da pirataria ao mesmo tempo que garanta direitos autorais e propriedade intelectual.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS