Assista “Faça Você Mesma”, documentário sobre movimento punk feminista no Brasil

No início dos anos 90, o movimento punk feminista Riot Grrrl mudou não só a cena musical mundo afora como também a vida de muitas mulheres, como a diretora Leticia Marques, que assina o documentário Faça Você Mesma, que estreia nesta quinta-feira (10) no Festival Internacional do Documentário Musical (In-Edit). A produção – que poderá ser disponibilizada posteriormente em plataformas de streaming – ficará disponível no site do festival até o dia 20 de setembro.

O documentário apresenta relíquias da cena do Riot Girrrl no Brasil que desembarcou em São Paulo através de fitas K7 vindas do estado americano de Washington, onde o movimento nasceu. Um total de 25 entrevistas com integrantes de bandas icônicas como Dominatrix, TPM e Hitch Lizard mostram que se essa cena não tivesse rolado naquela época o feminismo não estaria tão em pauta hoje em dia.

“Reconhecer estas histórias é trazer a tona a importância delas e saber que existe uma lacuna quando falamos em história das mulheres, especialmente na cultura. Quantas mulheres protagonistas vemos sendo retratadas? Quantas histórias das mulheres são resgatadas e contadas no Audiovisual e são vistas?”, diz o texto do filme na plataforma Cartase, que serviu de apoio para a produção, realizada totalmente por mulheres.

Um número considerável de bandas de garotas surgiram com o Riot Grrrl e o que elas tinham em comum é que todas queriam fazer parte de algo maior que elas mesmas, e tinham a intenção de mudar o mundo ao seu redor através de políticas feministas. Confira esse resgate de um importante capítulo da história do nosso rock nacional e assista Faça Você Mesma clicando AQUI.

Trailer do documentário disponível no player abaixo:

This post was last modified on 10 de setembro de 2020 12:03

Redação 89: