Assista “Faça Você Mesma”, documentário sobre movimento punk feminista no Brasil

Redação 89

Assista “Faça Você Mesma”, documentário sobre movimento punk feminista no Brasil imagem divulgação

No início dos anos 90, o movimento punk feminista Riot Grrrl mudou não só a cena musical mundo afora como também a vida de muitas mulheres, como a diretora Leticia Marques, que assina o documentário Faça Você Mesma, que estreia nesta quinta-feira (10) no Festival Internacional do Documentário Musical (In-Edit). A produção – que poderá ser disponibilizada posteriormente em plataformas de streaming – ficará disponível no site do festival até o dia 20 de setembro.

O documentário apresenta relíquias da cena do Riot Girrrl no Brasil que desembarcou em São Paulo através de fitas K7 vindas do estado americano de Washington, onde o movimento nasceu. Um total de 25 entrevistas com integrantes de bandas icônicas como Dominatrix, TPM e Hitch Lizard mostram que se essa cena não tivesse rolado naquela época o feminismo não estaria tão em pauta hoje em dia.

“Reconhecer estas histórias é trazer a tona a importância delas e saber que existe uma lacuna quando falamos em história das mulheres, especialmente na cultura. Quantas mulheres protagonistas vemos sendo retratadas? Quantas histórias das mulheres são resgatadas e contadas no Audiovisual e são vistas?”, diz o texto do filme na plataforma Cartase, que serviu de apoio para a produção, realizada totalmente por mulheres.

Um número considerável de bandas de garotas surgiram com o Riot Grrrl e o que elas tinham em comum é que todas queriam fazer parte de algo maior que elas mesmas, e tinham a intenção de mudar o mundo ao seu redor através de políticas feministas. Confira esse resgate de um importante capítulo da história do nosso rock nacional e assista Faça Você Mesma clicando AQUI.

Trailer do documentário disponível no player abaixo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS