Promoção - TEMOS VAGAS 2024 | Lollapalooza

Série documental destaca nossa conexão com a arte nesse momento de pandemia. Assista!

Redação 89

Série documental destaca nossa conexão com a arte nesse momento de pandemia. Assista! imagem divulgação

O impacto da pandemia do coronavírus nas artes e na cultura é grande em todo o mundo. Os aplausos das plateias sumiram dos teatros, museus, galerias e centros culturais foram fechados. A realização de shows segue suspensa em todo o Brasil. Enquanto isso, muitos artistas estão aproveitando esse período de isolamento social para investir em lives e arrecadar doações para ajudar no combate à covid-19.

Esse pano de fundo compõe o V episódio da série documental A tirania da minúscula coroa: Covid-19, que traz depoimentos de nomes importantes do cenário cultural brasileiro como Maestro João Carlos Martins, atores Genézio de Barros, Bárbara Bruno, Odilon Wagner, Gabriel Miziara, Murilo Meola, músicos como Ana Salvagni, Fernando Negrão e Minoro Muriat.

O capítulo ganhou um orientador de peso – Gilberto de Almeida, que atuou como subeditor da coluna Direto Fonte do jornal O Estado de S.Paulo e amante das artes cênicas, voluntariamente colaborou na estruturação do tema.

O brasileiro, por conta do confinamento, nunca esteve tão conectado com os artistas – e é isso que vamos retratar e valorizar neste episódio”, afirmou o jornalista Gustavo Girotto, autor e diretor da série, que trouxe uma mensagem de “solidariedade no final do teaser para a médica carioca Dra Ticy Azambuja, que estava na linha de frente no combate à Covid-19 e no II episódio da série – e foi covardemente agredida…. #somosticy”.

Segundo ele, o ativismo do ator Odilon Wagner direcionado para ajudar o setor da cultura, que sofre com a paralisação total durante a quarentena despertou atenção. “Ele [Odilon] me atendeu gentilmente. Esse seu trabalho para arrecadação de recursos para o Fundo Marlene Colé de apoio aos trabalhadores do teatro, circo, dança e ópera que estão passando necessidades – despertou minha atenção. Foi um grande estímulo para produzirmos esse V capítulo”, pontuou Girotto.

Para Juliano Sartori, diretor de produção, e Ricardo Sartori, diretor de arte, esse é um episódio que está diretamente ligado com a nossa própria atividade. “A necessidade da arte nunca esteve tão presente como nesse período de pandemia, reconectando nossa sensibilidade e demonstrando o quão vital ela é para a nossa alma. Esse é um capítulo que nos transporta, mais que isso, nos faz refletir profundamente sobre a importância de valorização desse setor”.

Por fim, com edição de Via d’Ideia, trabalho jornalístico de Gustavo Girotto, com colaboração jornalística de Tercio David Braga e orientação de Adalberto Piotto. 

Utilize o player abaixo e assista:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS