Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Filmes e documentários de rock para maratonar

Pamela Espindola

Filmes e documentários de rock para maratonar imagem divulgação

Iniciamos a semana com muito Rock and Roll! Nesta segunda-feira 13 de julho, comemoramos O Dia Mundial Do Rock. Em 1985, rolou o evento que inspirou a criação dessa data. O Live Aid aconteceu no estádio de Wembley, em Londres, e no Estádio JFK, na Philadelphia, EUA.

E para você entrar no clima e conhecer histórias de bandas emblemáticas da história do rock, preparamos uma lista de filmes e documentários de rock para maratonar na quarentena.

Filme- Rock Star
A trama se passa em Pittsburgh, anos 80. Chris adora o rock pesado do Steel Dragon e montou uma banda cover, mas se desentendeu e deixou o grupo. No Steel Dragon as coisas não vão bem e Chris é convidado a substituir o band leader. A direção é de Stephen Herek, o filme foi lançado em 2001. Disponível na HBO GO, veja o trailer abaixo:

Documentário- George Harrison: Living in the Material World
Obra sobre George Harrison, integrante do The Beatles, o registro  contou com material de acervo da época e depoimentos de familiares, amigos e parceiros de trabalho do músico. O filme também revela detalhes da sua relação com o cinema e a música. Disponível na HBO GO, assista ao trailer abaixo:

Documentário- Sepultura Endurance
Sepultura Endurance é o resultado de seis anos do trabalho do diretor Otavio Juliano que acompanhou o Sepultura em turnês pelo mundo. Foram mais de 800 horas de filmagens em países da América do Norte, Ásia, América do Sul e Europa. O filme traz imagens de arquivo inéditas e acompanha a rotina dos integrantes da banda em turnê. Também aborda os conflitos entre eles, o processo de criação das músicas e da gravação dos álbuns, cenas de shows e de bastidores. O documentário está disponível na Netflix, assista ao trailer abaixo:

Filme- Escola de Rock
Clássico do cinema, lançado em 2003, o filme retrata a história de Dewey Finn (Jack Black) um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Além de muita diversão, o filme ensina bastante coisa sobre música e rock. Disponível na Telecine, assista ao trailer abaixo:

Documentário- The DOORS – When You’re Strange
Conta a trajetória de Jim Morrison e de sua banda, o Doors. O longa foi dirigido e escrito por Tom DiCillo (Delírios) e conta com a narração de Johnny Depp. O filme foi produzido através de depoimentos de Morrison e integrantes do grupo, além de imagens de arquivo de shows, rotina e momentos marcantes dos caras. Assista ao trailer abaixo:

Documentário: LEMMY – 49% Motherfucker, 51% Son Of A Bitch
Mostra realmente quem foi Lemmy Kilmister , um lado do artista que poucos conhecem. Destaca sua rotina, desde ele indo tomar café ou em sua casa jogando videogame sem camisa  e preparando batatas fritas para o jantar. Entre outras curiosidades, como indo em uma loja discos, depoimentos e muito mais. O curta chegou em formato de DVD no Brasil, em 2010. Direção: Wes Orshoski e Greg Olliver. Assista ao trailer:

Filme- RUSH – Beyond The Lighted Stage
O longa é um registro dos 42 anos de história da banda, reúne depoimentos de diversos nomes da música, como Billy Corgan, Gene Simmons, Jack Black, além de ressaltar perfis dos caras do Rush Neil Peart, Alex Lifeson e G.eddy Lee. A produção é canadense de Scot McFadyen e Sam Dunn. O filme está disponível na Amazon Prime Vídeo. Veja trailer abaixo.

Filme: Bohemian Rhapsody
Sucesso de bilheteria, o filme foi lançado em 2018, com direção de Bryan Singer. O longa conta a trajetória de Freddie Mercury (Rami Malek) e seus companheiros Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) que revolucionam o mundo da música ao formarem o Queen, na década de 1970. O filme também destaca a personalidade de Mercury e o desafio de conciliar histórias pessoais com a fama. Disponível na Telecine. Assista ao trailer abaixo:

Documentário- Roger Waters: The Wall Official
O curta trata-se de uma produção musical com cenas da famosa turnê mundial de Roger Waters, “The wall live”. Destaque para a fotografia do documentário que traz uma produção incrivel. O projeto conta com imagens do ex-integrante do Pink Floyd visitando memoriais de guerra na Europa. Disponível na plataforma Looke. Assista ao trailer abaixo.

Documentário- Janis: Little Girl Blue
O curta conta a história de um ícone do rock dos anos 1960, Janis Joplin, o trabalho reúne cartas e entrevistas com a família e amigos da música. O retrato de uma mulher que venceu todas as barreiras do machismo para viver do rock e da arte. Disponível na Netflix, assista ao trailer abaixo:

Documentário- Cobain: Montage Of Heck
Apresenta a vida do lendário vocalista do Nirvana, Kurt Cobain! O documentário reúne materiais inéditos, letras, obras de arte, fotografias, revistas, filmes caseiros e muito mais. Disponível na Telecine, assista ao trailer abaixo:

Documentário- Supersonic
O curta conta a história da ascensão de uma das maiores bandas do rock britânico, o Oasis. Retrata como o grupo encarou sua ascensão nos anos 90 e enfrentou o comportamento explosivo dos irmãos Liam e Noel Gallagher. O filme teve a produção da mesma equipe de “Amy”, documentário sobre Amy Winehouse, e se destaca por apresentar imagens raras. Disponível na Netflix.

Documentário- Keith Richards: Under the Influence
A obra acompanha o lendário guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, em meio a produção do seu primeiro álbum solo em mais de duas décadas. Lançado em 2015, o curta foi dirigido por Morgan Neville. Disponível na Netflix, assista ao trailer abaixo:

Documentário- Springsteen on Broadway 
Trabalho autobiográfico de Bruce Springsteen, lançado em 2018. O curta retrata momentos de sua trajetória musical e vida pessoal. Além de registros de versões acústicas de grandes clássicos de Springsteen como “Born to Run”, “Thunder Road” e “Brilliant Disguise”. A obra ainda reúne bastidores e curiosidades. Disponível na Netflix, assista ao trailer abaixo:

Filme- Somos Tão Jovens
Lançado em 2013, o longa se passa em Brasília, em 1973 e acompanha Renato (Thiago Mendonça), que acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música, formando com amigos a banda Aborto Elétrico/ Legião Urbana. A direção é de Antonio Carlos da Fontoura. Disponível na Amazon Prime Vídeo, assista ao trailer abaixo:

Documentário- Barão Vermelho: porque a gente é assim?
Disponível na Netflix, o filme conta a trajetória da banda que marcou a história do rock nacional, além de mostrar fatos nunca revelados antes. O longa ainda destaca a grande parceria de Cazuza e Frejat. É uma viagem na história do rock brasileiro! A direção é de Mini Kerti. Assista ao trailer abaixo:

Filme- Legalize Já – Amizade Nunca Morre
Na década de 1990, o camelô Marcelo e o aspirante a músico Skunk se esbarram na rua e começam uma amizade que dá origem à banda Planet Hemp. Isso mesmo, o filme conta detalhes do início do Planet Hemp, foram quase 10 anos de produção. O longa foi dirigido pela dupla Johnny Araújo e Gustavo Bonafé. Disponível na plataforma Globo Play. Assista ao trailer abaixo:

Comente outros filmes ou documentários para nossa lista! #VivaoRock



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS