Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Fantaspoa anuncia décima sexta edição em formato online e gratuito

Pamela Espindola

Fantaspoa anuncia décima sexta edição em formato online e gratuito imagem divulgação

O Fantaspoa, Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, anunciou que sua décima sexta edição será realizada de forma totalmente online e gratuita, em parceria inédita com a Darkflix, serviço brasileiro de streaming de vídeos voltado a produções de gênero fantástico.

Originalmente programada para ocorrer em maio, a edição de número 16 do festival havia sido postergada, devido à pandemia do covid-19, para o segundo trimestre deste ano. Com o agravamento dos casos de contaminação e óbitos no Brasil, a organização do evento optou por migrar sua realização para o ambiente virtual.

O evento vai rolar a partir de 24 de julho à 2 de agosto, a décima sexta edição do Fantaspoa tornará a Darkflix palco de diversas premières latino-americanas: a programação contará com mais de 110 filmes (entre curtas e longas-metragens) de mais de 35 países. Cada título disponível para até 5.000 visualizações.

Também, serão promovidas lives com conversas com cineastas, palestras e masterclasses. Trata-se da maior e mais democrática iniciativa online de um evento de cinema na América Latina até então, apontando futuros caminhos possíveis para o circuito de festivais e incentivando o isolamento social como forma de combate à pandemia.

Abertura, encerramento e homenageados

A abertura do 16º Fantaspoa terá a exibição do norte-americano “Pornô”, que conta a história de um grupo de empregados de um cinema que encontra um misterioso rolo de filme escondido e acaba libertando um demônio sexual. Uma divertida mescla de humor e horror, o primeiro longa-metragem do diretor Keola Racela terá sua première latino-americana no Fantaspoa, após ser exibido em festivais prestigiados, como South by Southwest, Fantasia, Sitges e FrightFest.

O encerramento da edição ficará por conta de duas produções que carregam a assinatura do Fantaspoa na produção: “Skull, a Máscara de Anhangá” e “Antologia da Pandemia”, ambos exibidos recentemente em première mundial no festival de Chattanooga, nos Estados Unidos. Aguardado segundo longa-metragem dirigido por Armando Fonseca e Kapel Furman (cineastas e apresentadores do reality show Cinelab), que retrata a vingança de um serial killer sobrenatural baseado na mitologia pré-colombiana na metrópole de São Paulo, “Skull” foi incensado por público e crítica em sua estreia. Também elogiadíssimo, “Antologia da Pandemia”, por sua vez, reúne 13 histórias sobre a pandemia do covid-19 filmadas totalmente na quarentena, registrando um surpreendente retrato deste momento único que estamos vivenciando.

Os grandes homenageados desta edição do Fantaspoa serão o cineasta ugandense Isaac Godfrey Geoffrey Nabwana, conhecido como IGG Nabwana, e seu estúdio Wakaliwood. Apaixonado por cinema, IGG aprendeu a filmar assistindo a tutoriais na internet e, nos últimos 15 anos, assinou a direção de aproximadamente 50 longas-metragens de ação. Todas as suas produções são realizadas de forma artesanal na favela onde vive na Uganda, com orçamentos mínimos, equipes reduzidas e vigorosa carga de criatividade. Aclamado internacionalmente, Nabwana é considerado um artista único.  No Fantaspoa, o público terá a oportunidade de assistir a “Crazy World”, dirigido por Nabwana e ovacionado no Festival de Cinema de Toronto em 2019.

Títulos anunciados

A primeira leva de títulos anunciados conta com longas-metragens das mostras competitivas ibero-americana e internacional.

Da Argentina, serão apresentados “Matar o Dragão” e “Pedra, Papel e Tesoura”, já celebrados no circuito de festivais de cinema, além do recém-lançado “Tóxico”. Um suspense de horror sobre uma garota que retorna a um povoado duas décadas após ser dada como desaparecida, “Matar o Dragão” é o terceiro longa-metragem de Jimena Monteoliva, cujo talento já é conhecido pelo público do Fantaspoa.

“Pedra, Papel e Tesoura” finalmente terá sua primeira exibição no Brasil, após colher elogios e prêmios nos diversos países em que foi projetado. A tenebrosa história de três irmãos que reivindicam a herança de seu pai foi dirigida por Martín Blousson e Macarena García Lenzi. Iniciando sua promissora carreira em festivais no Fantaspoa, “Tóxico”, a estreia de Ariel Martínez Herrera na direção de um longa, parece mais urgente do que nunca: trata de um casal tentando sobreviver numa realidade assolada por uma pandemia de insônia. Ainda na seleção ibero-americana, “Diabo Vermelho” terá sua primeira exibição no Brasil no Fantaspoa. Narrando a história de um motorista de ônibus que é vítima de um misterioso feitiço, o primeiro longa-metragem de horror feito no Panamá tem direção assinada por Sol Charlotte e J. Oskura Nájera.

Da competição internacional, serão anunciados oito títulos, revelando a diversidade de origens habitual das programações do Fantaspoa, cuja programação sempre teve foco curatorial.

“Entrelaçado”, “Estranho”, “Ghost Master”, “James Contra o Seu Eu do Futuro”, “Limbo” e “Resina” foram lançados no ano de 2019, porém, à exceção do terceiro, nenhum deles foi exibido na América Latina, mesmo tendo feito parte de alguns dos festivais de cinema mais importantes do mundo, como o de Toronto, de Gotemburgo e de Sitges. Produção conjunta da Grécia e do Reino Unido, “Entrelaçado” versa sobre um médico que inexplicavelmente se vê encantado por uma misteriosa garota de uma vila remota.

O longa rendeu a Minos Nikolakakis o prêmio máximo do cinema grego – Hellenic Film Academy Awards – de melhor diretor estreante. O gênero ficção científica estará representado pelo ucraniano “Estranho”, sobre uma inspetora que trabalha no caso de sinistros desaparecimentos, e por “James Contra o Seu Eu do Futuro”, do Canadá, que brinca com uma das maiores fantasias da humanidade: a viagem no tempo. “Ghost Master”, do Japão, explora o horror com comédia, numa obra bastante influenciada por mangás e que foi premiada como melhor filme no Fantasporto em 2020; enquanto o alemão “Limbo” e o dinamarquês “Resina” trabalham com o suspense. O primeiro conta sobre uma executiva que descobre uma perigosa rede de lavagem de dinheiro, e o segundo se passa numa floresta isolada, onde uma adolescente que vive com seus pais começa a questionar a visão de mundo de sua família.

Do ano de 2020, o sul africano “Barry Fritado” – sobre um drogadito que sofre abdução alienígena – terá sua primeira exibição latino-americana no Fantaspoa. O público brasileiro terá também o privilégio de assistir, em primeira mão, ao sul coreano “Salvação”, demonstrando a relevância do evento dentro do circuito de festivais. Um thriller policial, o filme revela a saga de um agente que vai parar em um misterioso retiro, que cultua uma deusa encarnada no corpo de uma criança.

Sinopses das obras

Antologia da Pandemia, de diversos diretores- 2020, Horror, Fantasia, Ficção Científica, Brasil

2020 é o ano em que um vírus parou o planeta. Em meio à quarentena e à incerteza sobre o futuro, o Fantaspoa criou um concurso para cineastas criarem suas histórias da pandemia – em suas casas, com os recursos disponíveis. Essa antologia reúne os 13 curtas mais criativos produzidos, capturando esse momento que, se a humanidade tiver sorte, nunca se repetirá.

Barry Fritado, de Ryan Kruger – Fried Barry, 2020, Horror, África do Sul

Barry é um doidão viciado em drogas que, durante uma ressaca, é sequestrado por alienígenas. Um extraterrestre possui seu corpo e inicia uma jornada de exploração e descobrimento das maravilhas do nosso planeta, numa aventura regada a drogas, sexo e violência.

Crazy World, de Nabwana I.G.G.- Ani Mulalu? The Crazy World, 2019, Ação, Uganda

A famosa gangue Máfia do Tigre sequestra um grupo de crianças acreditando que irão enriquecer com uma propriedade mágica presente em seu sangue. Para seu azar, as crianças capturadas são “Waka Stars”, mestres na arte do Kung Fu. Além disso, dois de seus pais, desesperados, se juntam para salvar seus filhos e se vingar da gangue.

Diabo Vermelho, de Sol Charlotte, J. Oskura Nájera- Diablo Rojo PTY, 2019, Horror, Panamá

Primeiro filme de horror na história do Panamá, “Diabo Vermelho” segue um motorista de ônibus que é vítima de um misterioso feitiço e acaba perdido na floresta de Chiriqui, onde terá que combater criaturas maléficas com a ajuda de seu assistente, um padre e dois policiais.

Entrelaçado, de Minos Nikolakakis- 2019, Horror, Drama, Fantasia, Romance, Grécia / Reino Unido

Panos, um médico da cidade grande, se muda para uma vila remota para atender uma comunidade. Ele se encanta ao ver Danae, que vive isolada, com uma estranha doença na pele. Determinado a curá-la, Panos logo descobrirá que Danae não é a garota indefesa que ele imaginava e o tempo é essencial para os dois.

Estranho, de Dmitriy Tomashpolskiy- Storonniy, 2019, Thriller, Ficção Científica, Mistério, Ucrânia

Uma equipe de nado sincronizado desaparece na piscina durante uma apresentação. Um paciente de uma clínica de hidroterapia desaparece enquanto toma banho. Como esses casos estão conectados? Uma inspetora com um currículo imaculado terá que investigar isso. E também terá que descobrir quem ela realmente é.

Ghost Master, de Paul Young- Gôsuto Masutâ, 2019, Horror, Japão

Uma equipe de filmagens em ação. O assistente de produtor é constantemente humilhado por todos. Mas o que estes não sabem é que ele escreveu o roteiro de um filme com forças maléficas que estão prestes a tomar vida. Um filme com muito humor e influências de mangás japoneses.

James Contra o Seu Eu do Futuro, de Jeremy LaLonde- 2019, Ficção Científica, Comédia, Canadá

James, um brilhante cientista, está próximo de descobrir a viagem no tempo quando começa a ser perseguido por um desequilibrado James do futuro, que o tenta convencer a abandonar seu projeto e viver uma vida pacata. O que se segue é uma violenta batalha de um homem contra si mesmo – literalmente.

Limbo, de Tim Dünschede- 2019, Thriller, Drama, Crime, Alemanha

Filmado em um único plano-sequência, “Limbo” conta a história de uma jovem diretora de compliance que descobre uma rede de lavagem de dinheiro. Seu caminho, então, se cruza com os de um mafioso em decadência, um policial infiltrado e um líder de uma gangue vietnamita.

Matar o Dragão, de Jimena Monteoliva- 2019, Thriller, Horror, Fantasia, Argentina

Durante anos, muitas meninas de um povoado desapareceram misteriosamente. Uma delas foi Elena, que reaparece vinte e cinco anos depois e é acolhida por seu irmão mais velho, Facundo. Ele tenta incluí-la na sua rotina familiar, mas Elena carrega consigo o terror de seu passado.

Pedra, Papel e Tesoura, de Martín Blousson, Macarena García Lenzi- 2019

Jesus e Maria José vivem juntos na casa que pertenceu a seu recém-falecido pai. Sua rotina é interrompida com a chegada de sua meia-irmã, Madalena, que reivindica sua parte da propriedade. Sem nenhuma intenção de dividir a casa, Jesus e Maria envolvem Madalena em jogos perversos em que não se sabe quem tem a pedra, o papel ou a tesoura.

Pornô, de Keola Racela- Porno, 2019, Horror, Comédia, EUA

Nos anos 90, cinco funcionários de um cinema de calçada de uma pequena cidade cristã do interior dos Estados Unidos descobrem um velho rolo de filme escondido no porão. Ao colocarem este filme para rodar, eles liberam um demônio sexual que passa a persegui-los, causando altas confusões.

Resina, de Daniel Borgman- Harpiks, 2019, Thriller, Dinamarca

Liv é uma adolescente de 13 anos que vive isolada na floresta com seu pai e sua mãe, sobrevivendo apenas do que encontram na natureza. Quando ela começa a questionar a visão de mundo dos seus pais, segredos vêm à tona e ameaçam a estabilidade da família.

Salvação, de Lee Chang Moo- Salvation, 2020, Thriller, Policial, Coréia do Sul

Uma prostituta rouba um bilhão de wons de seu cafetão e é encontrada morta no rio. Enquanto seu cafetão busca recuperar o dinheiro, solicita a ajuda de um policial. Após sofrer um acidente de carro, este policial vai parar em um misterioso retiro, que cultua uma deusa encarnada no corpo de uma criança.

Skull: A Máscara de Anhangá, de Armando Fonseca, Kapel Furman- 2020, Horror, Fantasia, Brasil

Após décadas desaparecido, um artefato místico conhecido como “A Máscara de Anhangá” ressurge na metrópole de São Paulo. A Máscara tem o imenso poder de encarnar uma entidade milenar. Manco Ramirez, o herdeiro responsável pela guarda do artefato, e a policial Beatriz Obdias são arrastados para dentro do rastro de sangue deixado pela Máscara.

Tóxico, de Ariel Martínez Herrera- 2020, Ficção Científica, Drama, Argentina

Em meio a uma misteriosa pandemia de insônia, que logo toma proporções catastróficas, Laura e Augusto tentam fugir do caos em seu motor-home. O que encontram, porém, é um mundo cada vez mais estranho e perigoso.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS