Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Frank Zappa: novo box entrega 70 gravações nunca lançadas do The Mothers

Redação 89

Frank Zappa: novo box entrega 70 gravações nunca lançadas do The Mothers imagem divulgação

Uma fusão de jazz, música erudita e psicodelia rock’n’roll, era mais ou menos isso a sonoridade da The Mothers Of Inventation, banda comandada por Frank Zappa no período de 1964 a 1969. Ela foi finalizada para se transformar em 1970 em um projeto ainda mais criativo com o nome de The Mothers e que ganhou uma formação que se tornaria clássica: o baterista Aynsley Dunbar, o tecladista de jazz George Duke, o também tecladista Ian Underwood, Jeff Simmons no baixo e guitarra rítmica, além de três membros do Turtles, o baixista Jim Pons e os cantores Mark Volman e Howard Kaylan, que se apresentaram sob pseudônimos para contornar as limitações contratuais de se apresentar com seus próprios nomes.

50 anos depois, gravações inéditas desse grupo fantástico foram resgatadas no box The Mothers 1970, que tem seu lançamento agendado para 26 de junho via Zappa Records/UMe. Trata-se de um conjunto de quatro discos com 70 faixas, incluindo registros de estúdios inéditos e faixas ao vivo. A lista de músicas se concentra fortemente em faixas dos álbuns, Freak Out !, Absolutely Free, We Only In The For Money, Uncle Meat, além de canções que eventualmente seriam lançadas por Zappa.

Como são 70 faixas, a coleção é dividida em quatro partes e uma delas traz registros ao vivo feitos em 1970 pelo próprio Zappa com seu gravador. Uma dessas gravações foi selecionada na forma de single e serve como amostra do que vem por aí. “Portuguese Fenders” é registro ao vivo com um solo destruidor do lendário guitarrista, apoiado por sua fenomenal banda.

Utilize o player abaixo e comece a semana com uma boa dose de Frank Zappa:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS