Com crise do coronavírus, faixa de pedestres de Abbey Road ganha retoque

A quarentena imposta pelo governo britânico por conta da crise do coronavírus fez com que a cidade de Londres ficasse totalmente vazia.

Por conta disso, a prefeitura local decidiu atualizar a faixa de pedestres mais famosa do mundo, aquela que encontra-se nas proximidades do Abbey Road Estúdios e que foi imortalizada pela passagem dos Beatles.

Considerada marco nacional pelo governo da Inglaterra em 2010, ela foi repintada por uma equipe da Highways Maintenance nesta última terça-feira (24). Veja todas as fotos desse retoque no Instagram do fotógrafo Leon Neal:

No ano passado, a faixa recebeu muitas visitas devido à comemoração dos 50 anos do álbum Abbey Rhoad, que teve sua icônica arte de capa registrada em 8 de agosto de 1969, quando o fotógrafo Ian MacMillan realizou uma sessão de cliques com os Beatles.

O conjunto de fotos, das quais uma se tornou a capa, é bastante especial por diversas situações, entre elas, o fato de o fotógrafo ter tido apenas dez minutos para concluir todo o trabalho. Às 11h15 da manhã ele fez seis registros, incluindo a imagem que ficou eternizada com a passagem pela faixa de pedestres mais emblemática do mundo.

A produção dessa arte não foi muito elaborada. Os integrantes dos Beatles já não se falavam mais naquele final de anos 60 e o disco não tinha um título definido. Por conta disso, resolveram dar o nome do estúdio onde gravavam suas músicas ao novo trabalho e fazer a capa com fotos tiradas em frente ao local.

A travessia pela faixa de pedestres, que pareceu ser uma solução simples para cumprir um acordo com a gravadora, gerou uma série de lendas urbanas como mensagens na placa do fusca branco, a representação de Paul McCartney morto ao atravessar a Abbey Road descalço, o furgão preto que seria de funerária, entre outras observações na foto que ganharam suas respectivas histórias.

Outro acaso rolou com a foto da contracapa. A imagem utilizada foi um registro de uma placa de sinalização no qual Macmillan ficou chateado quando percebeu que uma garota de vestido azul havia cruzado a frente da câmera sem ele perceber.

Redação 89: