Relatório mostra que adultos de qualquer idade podem desenvolver quadros graves da Covid-19

Há uma concepção popular de que os sintomas mais graves do COVID-19 afetam severamente apenas pessoas de idade mais avançada. Mas isso vem sido rebatido recentemente com o diagnóstico de jovens sendo vítimas do novo coronavírus ao redor do mundo. Reforçando isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira (18) que o Covid-19 não atinge somente idosos e que medidas de prevenção e tratamento devem ser empregadas por governos e pessoas também no caso de adultos saudáveis e até mesmo de crianças.

Agora, o mais recente relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) deixa claro que se você é jovem, precisa começar a ficar preocupado. Os dados, reproduzidos nesta quinta-feira (19) pelo Futurism.Com mostram que uma parcela de 38% dos 508 pacientes hospitalizados no país tinham entre 20 e 54 anos de idade. No entanto, não entrou na UTI nenhum menor de 19 anos. “Esses dados preliminares também demonstram que doenças graves que levam à hospitalização, incluindo internação na UTI e morte, podem ocorrer em adultos de qualquer idade com COVID-19”, diz o relatório.

As notícias são divulgadas depois que um estudo recente na China descobriu que as crianças também atingiram estados grave da doença. O estudo analisou os sintomas de 2.143 crianças (menores de 18 anos) diagnosticadas com COVID-19 no país. Quase 6% desenvolveram quadros muito graves e 39% ficaram moderadamente doentes.

O novo relatório do CDC também reproduz relatórios vindos da Europa. “Existem relatos preocupantes da França e da Itália sobre alguns jovens que ficaram gravemente doentes e em UTIs”, disse a coordenadora de resposta a coronavírus da Casa Branca, Deborah Birx, numa declaração à imprensa americana reproduzida pelo Futurism.Com.

This post was last modified on 19 de março de 2020 12:03

Redação 89: