Poluição do ar cai rapidamente à medida que o COVID-19 se espalha, diz jornal

Em meio a proibições de viagens, determinações de quarentena e restrições de movimentação dentro das cidades que ocorrem nestes últimos dias em todo o mundo devido à pandemia do novo coronavírus, cientistas estão descobrindo que o surto pode estar gerando efeitos positivos no meio ambiente.

Dados do jornal jornal britânico The Independent apontam que os níveis de poluição do ar em algumas cidades e regiões reduziram significativamente, pois o COVID-19 impede as pessoas de ir ao trabalho ou viajar para o exterior.

Pesquisadores de Nova York disseram que nos seus primeiros estudos observaram que o monóxido de carbono, produzido principalmente por carros, diminuiu acentuadamente em quase 50% em comparação com o mesmo período de 2019.

O tráfego novaiorquino caiu desde que as ordens das autoridades destinadas a levar os cidadãos a praticar o distanciamento social foram implementadas no início desta semana.

As conclusões podem ser preliminares, destaca o jornal, no entanto, são semelhantes ao impacto ambiental observado na China e na Itália, onde os bloqueios estão em andamento há várias semanas.

Christopher Jones, especialista em política climática da Universidade da Califórnia em Berkeley, disse numa entrevista à Scientific American que usar mais energia em casa “mais do que compensaria as economias de não dirigir seu veículo para o trabalho”.

Confira todos os dados na matéria na íntegra (em inglês) no site do The Independent AQUI.

This post was last modified on 19 de março de 2020 12:03

Redação 89: