Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Gravadora confirma destruição de gravações originais de álbuns de Nirvana, Soundgarden e R.E.M.

Redação 89

Gravadora confirma destruição de gravações originais de álbuns de Nirvana, Soundgarden e R.E.M. imagem divulgação

Há cerca de onze anos, em 1º de junho de 2008, um incêndio de grandes proporções atingiu uma parte do Universal Studios, em Los Angeles. Na época, a empresa disse que as chamas haviam destruído a atração “King Kong” do parque temático e um cofre de vídeo que continha apenas cópias de obras antigas. No entanto, um artigo publicado em junho do ano passado pelo jornal americano The New York Times revelou que o fogo também destruiu importantes gravações de áudio de artistas como Nirvana, Beck, Soundgarden, Slayer, R.E.M. e Elton John.

Agora, segundo mostra reportagem publicada nesta sexta-feira (14) pela revista Rolling Stone, a Universal reconheceu que perdeu material original de artistas no acidente.

Como a gravadora nunca revelou aos músicos que seus trabalhos haviam sido impactados no incêndio, muitos deles resolveram abrir processos contra a companhia. Segundo a Rolling Stone, como parte dos procedimentos legais, esses artistas pediram “uma lista completa de registros danificados”. A Universal agora respondeu confirmando (através de documentos arquivados) que as gravações mestres de 19 artistas foram “danificadas ou destruídas” no incêndio.

A listagem de artistas que tiveram material perdido tem Nirvana, Soundgarden, Slayer, R.E.M., Elton John, Bryan Adams, David Baerwald, Beck, Sheryl Crow, Jimmy Eat World, Les Paul, Peter Frampton, Michael McDonald, Sonic Youth, Soundgarden, Suzanne Vega, The Surfaris, White Zombie e Y&T.

Os advogados dos artistas pedem mais explicações na justiça, já que a gravadora não especificou quais trabalhos foram perdidos ou danificados e também não informou se os registros tinham uma cópia de segurança. Acredita-se que as fitas originais de Nevermind, do Nirvana, tenham sido consumidas pelas chamas.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS