Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Heavy metal: álbum de estreia do Black Sabbath completa 50 anos

Redação 89

Heavy metal: álbum de estreia do Black Sabbath completa 50 anos imagem divulgação

Foi numa sexta-feira 13 de fevereiro de 1970 que o Black Sabbath lançava no Reino Unido o seu álbum homônimo de estreia. O trabalho não chamou a atenção da crítica especializada, mas se tornou influente no circuito alternativo da época, servindo de inspiração para diversos trabalhos que seriam lançado em sequência por muitos outros artistas. Por conta disso, é considerado o disco mais importante para o desenvolvimento do que se tornou o heavy metal.

Riffs de guitarra únicos, batidas torturando tambores, linhas de baixo trafegando entre jazz e blues e um vocalista que entoava cânticos como um verdadeiro feiticeiro. Esses elementos formaram a atmosfera sombria que concebeu a sonoridade sem precedentes registrada nesse trabalho, gravado em 16 de outubro de 1969 no Regent Sound Studios de Londres, na Inglaterra.

Com baixíssimo orçamento para produzir o álbum, o Black Sabbath foi obrigado a fazer quase tudo como se fosse ao vivo, tanto que algumas faixas são o registro único daquela sessão, conduzida pelo produtor Rodger Bain. A necessidade de concluir o trabalho rapidamente, sem erro e dando seu melhor, é certamente um dos fatores que contribuiu para que o grupo chegasse em um som ainda mais cru do que esperava-se, destacando sua originalidade.

As canções “The Wizard”, “Behind the Wall of Sleep” e “N.I.B.” mostram uma coesão sonora incrível alcançada pelos músicos, enquanto a faixa título traz um riff que pode ser traduzido como a verdadeira essência do rock pesado. O disco Black Sabbath é na verdade um registro sonoro feito por pessoas simples que estavam buscando mostrar seu talento sem se importar com as críticas.

No player abaixo você ouve a versão remasterizada do álbum que inventou o heavy metal:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS