Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Independent Venue Week: conheça a Semana de Celebração da Música Independente na Inglaterra

Redação 89

Independent Venue Week: conheça a Semana de Celebração da Música Independente na Inglaterra imagem divulgação

Por Leandro Alsaro

Imagine uma semana dedicada à música, com oficinas, painéis, shows e tudo isso sendo totalmente aberto para quem estiver por perto. É isso que acontece no Reino Unido, essa semana e a experiência tem nome Independent Venue Week. Em uma tradução livre seria algo como “Semana independente Local”.

A ideia surgiu em 2013 encabeçada pela BBC 6 Music Radio – uma rádio voltada ao melhor da música alternativa britânica – e chega ao seu sétimo ano maior do que nunca, atingindo todos os cantos do Reino Unido, e sendo replicada na semana seguinte nos Estados Unidos.

A Independent Venue Week desse ano está rolando de 27 de janeiro a 2 de fevereiro, promovendo shows que mesclam nomes promissores, com nomes mais consagrados da cena britânica por 232 locais e o evento principal sendo transmito para todo país.

E o mais legal, Steve Lamacq, renomado radialista inglês, leva esses artistas mais consagrados para lugares que foram fundamentais para o início de suas carreiras apenas com um ônibus de turismo e um amplificador, com isso, promovem belíssimas apresentações.

Hoje, para você ter uma ideia, tivemos um show incrível de Anna Calvi, cantora britânica de 49 anos muitíssimo elogiada por seus trabalhos, não só no Reino Unido, como em toda Europa. Ela tocou ao vivo diretamente de Londres. Mas também rolaram shows de Nadine Sahah em New Castle na segunda-feira (27); terça (28) foi dia da Self Esteem em Shefield; Gruff Rhys tocou no dia seguinte em Cardiff, capital do Pais de Gales, e ontem foi dia de Frank Tuner se apresentar em Exeter, uma cidade do sudoeste da Inglaterra.

O evento tenta ser o mais democrático possível. Em tempos de Brexit, ver a Independent Venue Week perdurar por tanto tempo dá esperança em vislumbrar os caminhos que a música está tomando, cada vez mais propositiva e autoral, e sem intermediários. E pelo que parece, mais unida. De fato, uma celebração à música.

Na semana que vem, a Independent Venue Week  terá sua edição nos Estados Unidos, também passando por vários locais pelo país, dando espaço a artistas locais, de forma mais intima, discutindo a cena e mostrando caminhos.

Quem sabe um dia role algo desse tipo aqui no Brasil, seria incrível! A música e a cultura agradecem!

Para mais detalhes da Independent Venue Week, acesse : https://www.independentvenueweek.com/

Nos players abaixo, você confere sons dos artistas citados:



COMPARTILHE