Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Nirvana lidera Top 10 das músicas mais tocadas em rádios rock na década

Redação 89

Nirvana lidera Top 10 das músicas mais tocadas em rádios rock na década imagem divulgação

O relatório a respeito do mercado da música na última década realizado pela Nielsen Music, e publicado pela Billboard, incluiu na sua série de estatísticas um ranking com as 10 músicas mais tocadas nas rádios rock dos Estados Unidos.

O Top Mainstream Radio Rock Songs, que apura o período de 2010 a 2019, é encabeçado pelo Nirvana, que ainda traz outras três músicas. Na verdade são singles do álbum Nevermind, de 1991: “Smells Like Teen Spirit” (nº 1), “Come As You Are” (nº 3), “In Bloom” (nº 7) e “Lithium” (nº 10). Juntas, essas canções registraram mais de meio milhão de execuções nas estações de rádio.

O Alice in Chains, com “Man In The Box”, foi a segunda mais tocada em rádios de rock ao longo da última década. A lista traz ainda “Even Flow”, do Pearl Jam, em quinto lugar e o Soundgarden com seu hit “Black Hole Sun” na nona posição.

Apenas três das 10 músicas mais tocadas do formato não foram registradas por um grupo de Seattle: Stone Temple Pilots, com “Plush” (No. 4), “Self Esteem”, do The Offspring (No. 6), e “Enter Sandman”, do Metallica (nº 8). No entanto, essas outras são todas bandas californianas.

O relatório mostra ainda que gênero rock foi de longe o principal formato de vendas de álbuns físicos, com 42,2% do total de unidades comercializadas do ano. Os três discos de vinil com as maiores vendas dos últimos 10 anos foram Abbey Road, dos Beatles; Dark Side Of The Moon, do Pink Floyd, e a trilha sonora de Guardiões da Galáxia, que é voltada ao rock and roll. Em relação às vendas digitais, o rock também foi responsável pela maior parte das vendas nesse formato: 32,4%, representado mais que o dobro do total de R&B/hip-hop.

Top 10 Mainstream Radio Rock Songs da década:

1. Nirvana Smells – Like Teen Spirit!
2. Alice In Chains – Man In The Box
3. Nirvana – Come As You Are
4. Stone Temple Pilots – Plush
5. Pearl Jam – Even Flow
6. Offspring – Self Esteem
7. Nirvana – In Bloom
8. Metallica – Enter Sandman
9. Soundgarden – Black Hole Sun
10. Nirvana – Lithium



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS