Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

20 músicas que completam duas décadas em 2020

Redação 89

20 músicas que completam duas décadas em 2020 imagens divulgação

O ano 2000 sempre foi uma data recheada de mistérios para quem viveu as décadas anteriores. Os carros voadores e as viagens interplanetárias previstas para aquele ano não chegaram. Mas se os avanços tecnológicos deixaram a desejar, no cenário da música aquele foi um ano bastante movimentado. Bandas como Linkin Park, Coldplay e 3 Doors Down davam seus primeiros passos, enquanto artistas mais maduros como os caras do U2, Bon Jovi e Red Hot Chili Peppers reinavam absolutos com trabalhos respeitadíssimos.

A lista abaixo traz 20 importantes músicas que foram lançadas no ano 2000 e que, portanto, completam duas décadas neste 2020. Dê uma verificada em cada uma delas. Se você viveu essa época vai se identificar com algumas. Se você curtiu intensamente esse período, certamente vai recordar todas. Mas caso você não tenha se ligado muito no cenário rock do último ano do século 20, ou era muito novo (talvez nem nascido), não se preocupe. São 20 músicas que provam que o ano 2000 não trouxe os carros voadores, mas fez muita gente viajar para outros mundos com canções incríveis…

U2 – Beautiful Day
Lançada em 9 de outubro de 2000, é o single de estreia do álbum All That You Can’t Leave Behind. Essa é uma canção sobre perder tudo e ainda encontrar alegria naquilo que ainda restou.

Bon Jovi – It´s My Life
Faixa do álbum Crush, “It´s My Life” foi lançada em 23 de março de 2000. Rapidamente se tornou um dos maiores sucessos da banda por atingir uma nova base de fãs mais jovens.

Red Hot Chili Peppers – Californication
Faixa-título do álbum Californication, de 1999, ela foi lançada como single em 20 de maio do ano 2000 e passou a ser uma espécie de música obrigatória em todos os shows da banda.

Linkin Park – Crawling
Segundo single do álbum de estreia da banda, Hybrid Theory, é um som que mostra todo o poder vocal de Chester Bennington. Ela é uma das poucas canções do grupo que não apresenta o rap de Mike Shinoda. Foi lançada nos Estados Unidos em 17 de novembro de 2000.

Blink 182 – All The Small Things
Lançada em 18 de janeiro de 2000 como segundo single do álbum Enema of the State, a canção foi propositalmente produzida para se tornar um hit básico e cativante. Rapidamente ela chegou ao topo das paradas e abriu as portas do sucesso para o grupo.

Limp Bizkit – My Way
Este foi um dos singles que impulsionaram o álbum Chocolate Starfish and the Hot Dog Flavored Water a se tornar um dos mais vendidos da virada do milênio. Lançada em 6 de janeiro de 2000, “My Way” mostrou-se a fórmula exata para o sucesso que a banda buscava desde 1994.

Oasis – Go Let It Out
Lançada em 7 de fevereiro de 2000 para promover a chegada de Standing on the Shoulder of Giants, quarto álbum de estúdio da banda, a canção atingiu o topo da parada britânica e se posicionou como um dos maiores sucessos do Oasis.

Coldplay – Yellow
Lançada em 26 de junho de 2000 como segundo single de Parachutes, primeiro álbum do grupo, é uma canção especial pelo seu significado. De acordo com Chris Martin, refere-se ao clima do início da banda, que buscava brilho, esperança e devoção.

Incubus – Drive
Faixa do incrível terceiro álbum de estúdio do grupo, Make Yourself, de 1999, “Drive” foi lançada como terceiro single desse trabalho em 20 de novembro de 2000. Com seu belo videoclipe essa música complementou o sucesso dos singles anteriores – “Stellar” e “Pardon Me” – e ajudou a banda a aumentar sua base de fãs.

Creed – With Arms Wide Open
O álbum Human Clay, lançado em setembro de 1999, confirmou o grupo como principal representante do pós-grunge. Lançada como single em 24 de abril de 2000, essa música alcançou a primeira posição na Billboard Hot Mainstream Rock Tracks por quatro semanas.

Aerosmith – Jaded
Single de estreia do álbum Just Push Play, que chegaria às lojas em março de 2001, “Jaded” ganhou vida em 21 de dezembro de 2000 para alcançar o topo das paradas de rock dos EUA e Reino Unido, além de figurar no top 10 na Billboard Hot 100.

Foo Fighters – Breakout
Lançado em 18 de setembro de 2000 como terceiro single do álbum There Is Nothing Left to Lose, de 1999, é uma canção que ajudou na popularização da banda pelo seu videoclipe hilário protagonizado por Dave Grohl e pelo destaque no filme Eu, eu mesmo e Irene.

Offspring – Original Prankster
Lançada oficialmente em 24 de outubro de 2000, essa é uma faixa emblemática do cenário da música digital. Antes da chegada do álbum Conspiracy of One às lojas, o grupo distribuiu a faixa gratuitamente como um arquivo MP3 para download em seu site oficial.

Green Day – Minority
Single de estreia do álbum Warning, chegou em 17 de agosto de 2000 e, como a banda não lançava nada há cerca de três anos, foi muito bem recebido pelo público e passou cinco semanas no topo da parada americana.

3 Doors Down – Kriptonite
Single de estreia desse grupo do Mississippi que ajudou a embalar o primeiro álbum dos caras, The Better Life. Lançada em 11 de janeiro, a música liderou paradas alternativas ao redor do mundo e atingiu um impensável número três na Billboard Hot 100.

Papa Roach – Last Resort
Lançado em 18 de setembro de 2000, esse single do álbum Infest, de 1999, traz a temática do suicídio e também acabou ganhando muito destaque ao aparecer na trilha sonora do filme Prontos para Detonar.

Bad Religion – I Love My Computer
Lançado em 9 de maio de 2000, The New America é um álbum marcado pela ausência de músicas politizadas em favor de letras com temas pessoais. “I Love My Computer” representou bem essa fase e trabalhou para mostrar os ícones do punk rock para uma nova geração.

Matchbox 20 – Bent
Faixa de estreia do álbum Mad Season, que chegou em 23 de maio de 2000, foi o primeiro single da banda após o vocalista Rob Thomas ganhar enorme visibilidade em sua participação no megasucesso “Smooth”, de Santana, em 1999.

Lenny Kravitz – Again
Single inédito que promoveu e integrou a primeira coletânea de Lenny Kravitz, “Again” foi lançado em setembro de 2000 e rendeu, no ano seguinte, um Grammy de Melhor Performance Vocal Masculina de Rock para o cantor.

Alanis Morissette – King Of Pain
Cover do The Police que entrou no repertório do badalado MTV Unplugged da canadense e teve seu lançamento como single em 20 de abril do ano 2000.

Aqui você tem uma playlist com as 20 músicas citadas nesta nota:

Por Willian Maier
Com colaborações de PH Dragani, Juliana Schultz e Isabela Nicolini



COMPARTILHE