Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Vaughan Oliver, criador de icônicas capas de discos de rock, morre aos 62 anos

Redação 89

Vaughan Oliver, criador de icônicas capas de discos de rock, morre aos 62 anos imagem divulgação

Vaughan Oliver, designer gráfico conhecido pelo seu trabalho com capas de discos da gravadora britânica 4AD, morreu neste domingo (29) aos 62 anos.

A informação foi confirmada através de um tuíte do escritor, editor e também designer Adrian Shaughnessy. No entanto, a causa da morte não foi revelada.

Ao contrário da maioria dos designers, Vaughan ganhou destaque mundial pela arte em discos nos seus primeiros anos, inspirado por artistas como Roger Dean e Salvador Dali. Seu sucesso teve início pouco depois de se mudar para Londres, onde conheceu o diretor da 4AD, Ivo Watts Russell. Ele se tornou metade da dupla 23 Envelope e desenvolveu artes de capas para quase todos os lançamentos da gravadora nos anos 80.

Bandas como Pixies, Cocteau Twins, Modern English e Breeders tiveram artes de seus discos assinadas por Oliver. Sua estética se tornou um toque visual que ajudou os ouvintes a refletirem sobre as maneiras pelas quais o som poderia influenciar a imagem e vice-versa.

“Sem Vaughan, o 4AD não seria o 4AD, e não é preciso dizer que seu estilo também ajudou a moldar o design gráfico no mundo no final do século XX”, diz um dos textos de Shaughnessy no Twitter.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS