Clipe de “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana, atinge um bilhão de visualizações no YouTube

Como já era esperado, o vídeo do clássico do Nirvana “Smells Like Teen Spirit” atingiu um bilhão de visualizações no YouTube. Por conta da aproximação desse número emblemático, os fãs haviam iniciado no início de dezembro, em fóruns de discussão sobre a banda, uma campanha para acelerar a chegada dessa marca ainda em 2019, o que acabou rolando no final da noite de natal.

A faixa mais cultuada do álbum Nevermind teve seu tratamento visual gravado no dia 17 de agosto de 1991 em um palco improvisado para um show escolar que termina em anarquia e tumulto. Com um orçamento inferior a 50 mil dólares, o diretor Samuel Bayer mostrou o Nirvana tocando para uma platéia de estudantes apáticos nas arquibancadas e líderes de torcida usando vestidos pretos.

O clipe foi um dos mais reproduzidos pela MTV ao longo de toda a década de 90 em todo o mundo e marcou época. Ele chegou oficialmente ao YouTube em meados de 2009 com o lançamento do site de streaming de vídeos musicais Vevo.

Recentemente, o YouTube divulgou sua lista dos principais videoclipes de todas as décadas, dos anos 80 aos 2010. O Guns N´Roses liderou as listagens dos anos 80 e 90, graças aos filmes de “Sweet Child O’ Mine” e “November Rain”, respectivamente, os quais já conquistaram mais de 1 bilhão de visualizações. “Smells Like Teen Spirit” foi o segundo vídeo mais assistido dos anos 90 na plataforma.

Redação 89: