Veja o que está rolando na SIM São Paulo

Acompanhamos as novidades da SIM, Semana Internacional da Música, que tem por objetivo promover o encontro dos profissionais do mercado da música, vindos de diferentes lugares do Brasil e do mundo, para estabelecer conexões, debater ideias e incentivar projetos inovadores. O evento vai rolar até domingo (08), no Centro Cultural de São Paulo.

A SIM espalhou diversas palestras essenciais para quem trabalha com música de diferentes formas. Nesta sexta-feira, por exemplo, conferimos o bate-papo sobre “A Rádio Pública na Consolidação da Nova Música Brasileira”, mediada por jornalistas e radialistas.

Durante a palestra, foi discutido a importância do rádio para formação cultural, principalmente em estados como o Nordeste, onde a população não tem acesso às plataformas de streaming, além de discutir sobre as estratégias utilizadas para criar a grade programação e a importância do espaço para bandas locais e independentes.

Outros assuntos importantes para o mercado da música foram pauta na SIM, como na palestra que discutiu como marcas e grandes empresas usam o potencial artístico e de comunicação da cena musical para contribuir com a construção de um futuro melhor.

E se você é músico ou proprietário de uma casa de shows, na SIM é possível dividir ideias com outros produtores, como na palestra: “Como uma casa de show pode entregar melhores experiências para o público e artistas independentes?”

O festival ainda conta com exposições de instrumentos musicais, coquetéis, livros e diversos shows que acontecem durante o dia no Centro Cultural e outros que estão espalhados por diversas casas noturnas da capital durante todo final de semana.

Se liga na programação deste fim de semana:
No dia 07/12 (sábado), às 17h30, na Conecta Sympla, a profissionalização dos podcasts como meio de comunicação no Brasil é discutida por criadores de conteúdo com participação de Julie Sousa, do PodSIM. Criado na primeira edição do ASA, o PodSIM é a primeira central de podcasts produzidos e apresentados exclusivamente por mulheres no país. Sob mediação de Patrick Tor4 (Rádio Frei Caneca/ PE), Kellen Bonassoli (ABPod – Associação Brasileira de Podcasters/ SP), Fabio Silveira (FastForward/ RJ) e Isadora Almeida (Vamos Falar Sobre Música?/ SP) também participam.

No mesmo dia, às 18h, o Oi Futuro lança a Aceleradora LabSonica. Constança Scofield (Aceleradora LabSonica/RJ), Felipe Rodarte (Aceleradora LabSonica/RJ), Iuri Freiberger (Gramo Design Estratégico/SP), Yuri Chamusca (Oi Futuro/RJ) falam sobre o novo programa do Oi Futuro, que vai selecionar artistas de todo o Brasil para mentoria de carreira e residência artística nos estúdios LabSonica.

Sobre O Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

Na Educação, o Oi Futuro investe em novas formas de aprender e ensinar com o NAVE, programa que já formou mais de 2,5 mil jovens em 13 anos de atuação. Criado pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, o programa é desenvolvido em duas escolas públicas, no Rio e em Recife, na modalidade de Ensino Médio Integrado ao Profissional, com foco nas economias criativa e digital. As escolas funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas por meio de cursos de formação oferecidos gratuitamente a educadores da rede pública, em áreas como Robótica e Midiaeducação, e de publicações digitais como o “E-NAVE – Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras”, que teve sua segunda edição lançada em 2019.

Acesse o site oficial do evento e fique por dentro do que está rolando.

Serviço – SIM São Paulo 2019
Local: Centro Cultural São Paulo + casas de shows
Data: 4 a 8 de dezembro
Programação: showcases diurnos, programação noturna, conferência, networking & business, etc.

This post was last modified on 7 de dezembro de 2019 12:03

Pamela Espindola: