Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Estilista pede anulação do registo de direitos autorais do “smiley face” do Nirvana

Redação 89

Estilista pede anulação do registo de direitos autorais do “smiley face” do Nirvana imagem divulgação

O estilista americano Marc Jacobs responde a um processo movido pelo Nirvana, que o acusa desde o ano passado de violação de direitos autorais do icônico “smiley face” da banda para uma de suas coleções.

De acordo com a acusação, Jacobs utilizou em sua coleção “Bootleg Redux Grunge” um desenho muito próximo ao criado no começo doas anos 90 pelo Nirvana. O estilista usou um “M” e um “J”, as suas iniciais, no lugar dos olhos do ícone original, que são duas letras X, e a palavra “Heaven” no lugar de “Nirvana”.

Num primeiro momento, Jacobs pediu a anulação do processo alegando que o desenho não foi copiado e sim “reinterpretado”. Mas em sua nova defesa, apresentada nesta terça-feira (26) em um tribunal de Los Angeles, o empresário disse ter dúvidas de que a arte tenha sido criada por Kurt Cobain, falecido líder da banda.

“A aparente ausência de qualquer pessoa viva que tenha presenciado a criação da obra em questão, alegadamente protegida por direitos autorais, associada às numerosas incongruências no registo em que baseiam-se as alegações do Nirvana servem de base à contra-alegação apresentada”, declarou a defesa, diz o site da Forbes.

Declarações de Dave Grohl e Krist Novoselic dizendo não saber quem criou o logotipo também foram incorporados ao processo no qual o estilista pede que o registo de direitos autorais seja considerado inválido.

Acredita-se que o “smiley face” tenha sido feito por Kurt Cobain. A arte foi utilizada pelo Nirvana pela primeira vez em 1991, num folheto para anunciar uma festa de apresentação do álbum Nevermind e tornou-se marca registada em 1992.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS