Janis Joplin: nova biografia traz aspectos pouco explorados da vida da cantora

Acaba de chegar às livrarias americanas Janis: Her Life and Music, novo livro que aborda a curta vida de Janis Joplin, assinado pela escritora especializada em rock and roll Holly George-Warren. Ela narra a história da cantora, desde a infância em Port Arthur, sua mudança para cantar música folclórica na grande Austin, além de suas performances antológicas nos festivais de Monterey e Woodstock.

No entanto, o livro mergulha em aspectos da vida de Janis que foram pouco explorados, como as fontes de seu talento musical e o estresse que a levou às drogas. “Janis herdou a bela voz de sua mãe e era um talento natural. Tinha um soprano tradicional e bonito, e ela podia cantar e tocar atingindo todas as notas”, explica George-Warren numa entrevista reproduzida pela NPR.

A escritora teve acesso a arquivos pessoais e de amigos da cantora para construir um retrato verdadeiro dessa artista notável, que fez da música a saída para todos os seus problemas de adolescente. “Ela começou a perceber que não precisava parecer uma garotinha branca do Texas cantando no coral. Entendeu que podia expressar todo esse sentimento deprimido que estava se formando dentro dela. Poderia ser diferente, poderia ser única, especial”, contou a escritora, acrescentando que a música fez muito bem para a jovem Janis, mas a partir do sucesso com o grupo Big Brother and the Holding Company ela mergulhou muito fundo nas drogas.

“Quando você faz um show e se conecta com muitas pessoas, tem essa experiência de pico… sua adrenalina está bombeando, seu coração está batendo. E então, o show acaba… e é quase como depressão pós-parto, noite após noite. Juntamente com isso, ela tinha um certo grau de timidez e um medo de subir no palco. Eu também acho que muitos músicos usam [drogas e bebida] como muleta, uma maneira de derrubar suas inibições. E Janis queria não ter inibições no palco”, analisou.

Saiba mais detalhes a respeito do lançamento do livro Janis: Her Life and Music AQUI.

This post was last modified on 23 de outubro de 2019 12:03

Redação 89: