Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Geddy Lee revela quem ele considera o “Rei do Baixo”

Redação 89

Geddy Lee revela quem ele considera o “Rei do Baixo” imagem divulgação

Geddy Lee, do Rush, é certamente um dos maiores baixistas de rock de todos os tempos. Mas quem será que ele considera o “Rei do Baixo”? O músico respondeu a esse questionamento numa participação num podcast da WXPN e apontou o falecido baixista do The Who, John Entwistle, como o personagem mais influente nesse instrumento.

“Ele era ‘o cara’. Foi o primeiro colecionador fanático de baixos e guitarras”, disse Lee chamando Entwistle de “O Rei do Baixo no Rock”. Sobre sua técnica, explicou: “Ele criou um estilo totalmente diferente de tocar baixo no rock ‘n’ roll, e introduziu um tom que não existia antes, algo brilhante e muito agressivo”.

Lee contou sobre a primeira vez que ouvi “My Generation”, um dos sons mais importantes do The Who. “Foi incrível… No meio da música, tem um solo de baixo. Quem faz isso em um disco pop ? Essa música é de um disco pop com um baixista fazendo solos lá no meio”, analisou, acrescentando que outra música em que a agressividade é realmente marcante é “The Real Me”: “É bem diferente de ‘My Generation’ porque o tom dele é um pouco mais profundo e não tão frágil, mas o cara aproveita a oportunidade para sobrecarregar a música”.

Outro ponto destacado na entrevista, ainda relacionado a John Entwistle, é um baixo criado pelo músico a partir de fragmentos de instrumentos musicais destruídos no palco pelo The Who. Entwistle juntou vários pedações e criou uma peça chamada “The Frankenstein”, que apresentava uma sonoridade agressiva e única. Após a morte do baixista, em 2002, o instrumento foi leiloado e há cerca de dois anos Geddy Lee se encontrou com o atual dono do instrumento para poder tocá-lo. “Eu tinha que tocar isso, então foi um momento especial. É um ótimo instrumento, ‘The Frankenstein’ é um produto do cérebro de John Entwistle” comentou.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS