Box especial homenageia o Beat Happening, expoente do underground americano dos anos 80

No dia 29 de novembro, a Domino Recording lançará We Are Beat Happening, um box de toda as gravações do grupo que foi um dos principais representantes da cena independente americana nos anos 80. Sete LPs que mostram como o Beat Happening criou uma rede internacional de pop underground inteiramente em seus próprios termos. Os álbuns foram remasterizados por Frank Arkwright no Abbey Road Studios e essa será a primeira vez que toda a discografia dos caras será revisitada dessa forma em mais de uma década.

A história de Beat Happening, formado por Calvin Johnson, Heather Lewis e Bret Lunsford, começou em Olympia, Washington, no início dos anos 80. Depois de tocarem seus primeiros shows no Japão, o trio lançou cinco álbuns e quatro EPs entre 1984 e 1992. Embora eles tenham feito seu último show em 1992 e sua gravação final em 2000, é complicado definir sua interrupção. Junto com a música que eles fizeram e os shows que tocaram, o Beat Happening criou uma conectividade que ainda está presente.

Nos primeiros dias, o Beat Happening existia com a ajuda de outras bandas, emprestando-lhes instrumentos e oferecendo apoio, os três integrantes estendiam as mãos e buscavam conexões onde quer que fossem. Seus shows no Japão ocorreram através de um colega da Evergreen State College, em Olympia. Eles compartilharam uma estética ética e sonora com a cena de The Pastels e The Vaselines e quando sua turnê no Reino Unido os levou a Glasgow em 1988, eles consolidaram essa aliança.

Ian MacKaye e Johnson, do Dischord, se conheceram quando Calvin estava no ensino médio e, vários anos depois, formaram uma amizade que ligava as cenas de Washington e Olympia. As turnês do Beat Happening com Fugazi foram instrutivas em muitos níveis, mas principalmente na natureza do que é o punk-rock. A repulsa à agressão de Beat Happening como um princípio básico do punk foi difícil para muitos fãs do Fugazi perceberem e aceitarem. Cada show que as duas bandas tocaram juntas ofereceu novos paradigmas.

Enquanto sua turnê terminava no início dos anos 90, o Beat Happening realizou uma excursão memorável em 1992 pelo Noroeste do Pacífico com Stuart Moxham (Young Marble Giants) e Bratmobile. Os cinco shows apresentaram um espectro de punk desde o início do Reino Unido até o emergente movimento Riot Grrrl. Beat Happening se encaixa entre esses dois atos. Suas músicas ligavam os pontos entre o minimalismo pós-punk e a destruição de Riot Grrrl e ilustravam seu som menos polido, além de sua singular habilidade musical nos anos 90.

A lenda de Beat Happening e de K, a gravadora que Calvin Johnson fundou, está cheia de grandes nomes de antes do estrelato (Beck, Modest Mouse, Gossip) e grandes nomes que influenciaram (Kurt Cobain, Sleater-Kinney e REM, que fez cover de “Indian Summer”). Eles trabalharam também com artistas como Stuart Moxham, Phil Elverum (Mount Eerie, The Microphones), Steve Fisk, Mark Lanegan e Conrad Uno.

E agora, em 2019, Bret, Heather e Calvin têm famílias e carreiras independentes, mas são amigos fieis. No player abaixo você tem o clipe oficial de “Indian Summer”, que acabou de ser publicado pelo canal no YouTube da Domino para celebrar esse box do Beat Happening:

This post was last modified on 28 de setembro de 2019 12:03

Redação 89: