The National prepara lançamento de box de cassetes com gravações especiais

A banda norte-americana The National anunciou o lançamento de um box com três cassetes contendo gravações de seus shows no Greek Theatre em Berkeley, na Califórnia, que marcam o final de sua turnê Sleep Well Beast. Os shows de Berkeley foram gravados pelo produtor e engenheiro Erik Flannigan usando o método Mike Millard de gravação analógica dos anos 70.

Flannigan explicou a ideia por trás do uso dessa técnica: “Mike Millard gravou em plateias da Califórnia a partir de 1974 até o início dos anos 90. A mística dele se baseia em parte na astúcia que teve para colocar seu gravador de quase 6kg e microfones em locais como The Forum, Santa Monica Civic Auditorium e The Roxy”. O produtor acrescenta que pesquisou durante anos sobre o que tornou as gravações de Millard tão boas, então, resolveu fazer um registro de uma apresentação com o mesmo equipamento que Millard usou nos anos 70.

“Os caras do The National tiveram a gentileza de nos permitir testar o método de Millard em dois shows. Essas gravações ao vivo foram feitas com microfones AKG 451E antigos e um deck de cassetes Nakamichi 550 restaurado, idênticos aos usados por Millard entre 1975 e 1981. O objetivo foi recriar a mágica sonora captada por Millard em suas gravações nos anos 70.

Juntamente com o cineasta David DuBois, Flannigan também produziu um documentário sobre Millard, seus métodos de gravação e a tentativa de recriar seu trabalho nos shows do The National em um local totalmente inalterado desde os anos 70. O lançamento ocorrerá simultaneamente com o box de cassete da banda no dia 29 de novembro.

Redação 89: