Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

FILE: confira os destaques do festival que começa hoje em SP

Pamela Espindola

FILE: confira os destaques do festival que começa hoje em SP Imagem divulgação

A partir desta quarta-feira (26) até o dia 11 de agosto, o Centro Cultural Fiesp vai receber o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, que em seu 20º ano mantém a ênfase na inovação, destacando obras que unem arte e tecnologia.

A 89FM foi conferir as novidades desta edição, que além de games e obras que fazem uso dos mais avançados óculos de realidade virtual, o FILE traz 12 instalações, 13 trabalhos na categoria FILE Cinema Circular, 22 de Led Show, 70 de videoarte, 26 de hipersônica, 10 de web arte, 37 GIFs e 77 animações.

Entre os destaques deste ano, conhecemos o “Inside Tumucumaque”, uma experiência interativa em realidade virtual 360º que nos faz entender a beleza e vulnerabilidade do ecossistema da floresta Amazônica, é possível viajar dentro da floresta: “A ideia é você ter a mesma visão dos animais da floresta e sentir como eles realmente se sentem”, explica uma das idealizadoras do projeto.

Inclusive, nesta edição o festival está focado em proporcionar uma experiência única em realidade virtual, com as mais recentes novidades do mercado eletrônico.

Outra instalação interativa que você não pode deixar de conhecer é a “Scope”, que são dois fones de ouvido de VR conectados entre si por uma escultura de madeira. Conforme os dois espectadores se movimentam no espaço físico e virtual, influenciam um ao outro, com a cabeça, através da estrutura que os une. No “Scope” você mergulha no mar e brinca com os movimentos!

Além de realidade virtual, no FILE é possível conhecer outras obras de arte digitais de forma interativa, como por exemplo o “Into the Wind”, onde o espectador é convidado a replicar o vento, em mecanismos especiais que são ativados através da respiração, a obra gera bolhas ao vento, as formas e e contornos dessas bolhas variam de acordo com o soprar do visitante que consegue observar o processo através das estruturas transparentes, é mágico.

Acesse o site oficial do FILE e fique por dentro do que vai rolar.

Serviço:
FILE – Festival Internacional De Linguagem Eletrônica
Período: de 26 de junho a 11 de agosto de 2019
Local: Centro Cultural Fiesp (avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita.

Conversa com Maya Maya Puig (Fundação Interactive Media, Berlim)
Data: 26/6
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural Fiesp – av. Paulista, 1313 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01311-923
Entrada gratuita.

FILE Workshops 2019
Período: de 26 a 29 de junho de 2019
Local: SESC Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista – SÃO PAULO | CEP: 01311-903
Inscrição on-line:
Programação AQUI!
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA Livre
CURADORIA Paula Perissinotto e Ricardo Barreto
Realização Sesi-SP | Fiesp



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS