Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Jornal revela que fitas originais de Nirvana e REM, entre outros artistas, foram destruídas em incêndio de 2008

Redação 89

Jornal revela que fitas originais de Nirvana e REM, entre outros artistas, foram destruídas em incêndio de 2008 imagem divulgação

Há cerca de onze anos, em 1º de junho de 2008, um incêndio de grandes proporções atingiu uma parte do Universal Studios, em Los Angeles. Na época, a empresa disse que as chamas haviam destruído a atração “King Kong” do parque temático e um cofre de vídeo que continha apenas cópias de obras antigas. Mas, de acordo com um artigo publicado na terça-feira (11) pelo jornal americano The New York Times, o incêndio também destruiu importantes gravações de áudio.

De acordo com a matéria, fitas masters de álbuns de artistas como Nirvana, R.E.M., Soundgarden, Elton John, Beck, Aretha Franklin, Nine Inch Nails, Ray Charles e muitos outros, foram perdidas, o que limita as possibilidades de reproduções e adaptações de alta qualidade no futuro.

De acordo com o jornal, a empresa temia a reação de artistas cujos materiais foram destruídos. “Foi perdida nas chamas, sem dúvida, uma enorme herança musical”, diz uma avaliação interna de 2009 a qual o Times teve acesso. Isso inclui “quase todos” os originais de Buddy Holly, a maioria dos lançamentos da Impulse Records de John Coltrane, e singles como “Rock Around the Clock”, de Bill Haley e “At Last”, de Etta James.

O relatório confidencial estimou a perda em cerca de 500.000 títulos de músicas, que segundo o New York Times faz com que o incêndio seja classificado como “o maior desastre da história da indústria fonográfica”.

A matéria na íntegra (em inglês) assinada pelo jornalista Jody Rosen, com o título “O dia em que a música queimou” (em tradução livre), está disponível para leitura AQUI.



COMPARTILHE