Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Relembre os 26 anos da estreia do Suede

Redação 89

Relembre os 26 anos da estreia do Suede imagem divulgação

Há exatos 26 anos, no dia 29 de março de 1993, o Suede lançava seu primeiro trabalho de estúdio, um álbum homônimo que se tornaria o disco de estreia com venda mais rápida no Reino Unido desde Welcome to the Pleasuredome, de Frankie Goes to Hollywood, lançado em 1984.

Seus primeiros dois singles promocionais, “Animal Nitrate” e “So Young” traziam uma atmosfera de novidade para o cenário local, que já havia conhecido as faixas “The Drowners” e “Metal Mickey” no ano anterior. Aproveitando o clima de novidade deixado no ar pelo Stone Roses na virada dos anos 90 e mostrando-se como uma alternativa para fãs de bandas como Smiths, Echo And The Bunnyman e New Order, o Suede iniciava uma incrível trajetória como um dos nomes mais representativos do rock britânico.

O disco foi produzido por Ed Buller, indicado pela gravadora dos caras, a Nude Records. E mesmo que Buller não sido uma escolha da banda, conseguiu captar o que havia de melhor naquele trabalho, a sincronia entre a voz de Brett Anderson e a guitarra de Bernard Butler, resultando em 11 faixas que tornariam o disco como um verdadeiro retrato do britpop.

É incrível constatar como uma produção sem muitos exageros conseguiu tornar essa estreia pra lá de especial, a ponto de influenciar muitas bandas e soar como algo novo tantos anos depois.

Utilize o player abaixo e curta o primeiro trabalho do Suede aqui no site da 89 A Rádio Rock:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS