Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Joy Division: single “Atmosphere” completa 39 anos

Redação 89

Joy Division: single “Atmosphere” completa 39 anos imagem divulgação

“Atmosphere” é uma das músicas mais cultuadas do Joy Division, banda inglesa pioneira do pós-punk e que após a morte de seu vocalista, Ian Curtis, deu origem ao New Order.

Era 18 de março de 1980 quando a banda lançou uma música com percussão macabra, uma base de baixo sombria e cantada num tom assombroso por Curtis. “Atmosphere” é sobre o colapso de um relacionamento e o abandono que “andam em silêncio”. Acredita-se que a letra pode ter algo a ver com o casamento conturbado de Ian Curtis e seu caso de amor com Annik Honoré.

O single saiu pela gravadora francesa Sordide Sentimental como “Licht und Blindheit”, com edição limitada de 1578 cópias e  tendo a faixa “Dead Souls” como o seu lado B. Após a morte de Ian Curtis, dois meses depois, “Atmosphere” foi relançado como um single de 12 ” pela gravadora britânica Factory com “She’s Lost Control” como o lado B.

Em 1988 o single ganhou outro relançamento, desta vez para coincidir com o lançamento da compilação Substance. Foi aí que ganhou um videoclipe no qual aparecem personagens vestindo capas de capuz preto e mortalhas brancas. A direção do tratamento visual de “Atmosphere” é de Anton Corbijn e pode ser conferido no player abaixo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS