Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Robert Plant prepara relançamento em vinil de “Fate Of Nations”

Willian Maier

Robert Plant prepara relançamento em vinil de “Fate Of Nations” imagem divulgação

Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, vai relançar em vinil Fate of Nations, seu sexto álbum solo e principal registro longe de sua banda de origem, especialmente para o Record Store Day, que rola em 13 de abril nos Estados Unidos.

Trata-se de um disco lançado em 1993 no qual o artista passou cerca de dois anos pensando sobre como elaboraria todo o trabalho. A sonoridade, baseada na fusão de elementos acústicos e eletrônicos, e em audições de bandas como Jefferson Airplane e Moby Grape, resultou num disco com canções memoráveis como “Calling to You”, “29 Palms”, “Promised Land” e uma releitura para imortalizar “If I Were a Carpenter”, de Tim Hardin. A temática de Fate of Nations lidou com globalização e impacto ambiental, que começavam a ganhar espaço naquele início de anos 90 com eventos como a Eco 92, no Brasil. Inclusive, a arte de capa do álbum (imagem que ilustra esta nota), com o globo terrestre derretendo, parece ser bastante atual. No entanto, Plant também explorou seus medos interiores nesse trabalho e resgatou o momento mais doloroso de sua vida pessoal, a morte de seu filho Karac em 1977. O menino tinha cinco anos e contraiu um agressivo vírus estomacal, enquanto Plant estava no meio de uma turnê norte-americana do Led Zeppelin, num dos momentos mais intensos da banda. Ele já havia lembrado do garoto no clássico “All My Love” e voltava a homenageá-lo com uma nova canção, “I Believe”.  Nessa música, contou com backing vocals de Kevin Scott MacMichael, guitarrista do Cutting Crew, que tocou em todas as faixas do álbum, mixado no Westside Studios por Tim Palmer e produzido pelo próprio Plant ao lado de Chris Hughes, produtor que na década passada havia feito um excelente trabalho com o Tears for Fears com o álbum Songs from the Big Chair.

Por conta de a reedição de Fate of Nations ser feita pela Es Paranza, gravadora de Robert Plant, o Record Store Day a classifica como definitiva. O vinil especial de 180g de edição limitada virá embalado numa capa de alta qualidade com encarte contendo dados do impacto ambiental da humanidade nas última duas décadas e meia.

Como esse relançamento também integrará as comemorações em torno do Dia da Terra, que ocorre em 22 de abril, todo o lucro de sua comercialização será destinado à entidades de defesa do meio ambiente indicadas por Robert Plant.

Nos players abaixo você pode curtir duas faixas de Fate of Nations, “I Believe” e “29 Palms”:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS