Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Rolling Stones e os problemas com seu baixista insubstituível

Redação 89

Rolling Stones e os problemas com seu baixista insubstituível imagem divulgação

Há 39 anos, em 18 de fevereiro de 1980, o baixista Bill Wyman anunciava que estava deixando os Rolling Stones. Depois de longas conversas com o músico, a banda conseguiu fazer com que ele ficasse, mas a partir daí enfrentaria muitos problemas relacionados ao seu representante no baixo. Em janeiro de 1993 Wyman se recusou a sair em turnê com os Stones e caiu fora do grupo que havia ajudado a fundar em 1962 com Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e o já falecido Brian Jones. Desde então, uma das bandas mais representativas do rock and roll ficava oficialmente sem baixista.

O guitarrista Ron Wood, que no início de carreira tocou baixo com o Faces e o Jeff Beck Group, assumiu temporariamente a vaga até Darryl Jones ser chamado. Jones recebeu o convite para tocar com os caras como músico contratado e assim permanece até hoje, mais de duas décadas e meia depois. A partir do álbum Voodoo Lounge, de 1994, as gravações também passaram a ser realizadas com ele.

Mick Jagger nos vocais, Keith Richards e Ron Wood nas guitarras e Charlie Watts na bateria, sem baixista oficial mesmo! Foi assim que os Rolling Stones seguiram ao longo dos anos 90 e viraram o milênio. Em 2012 pintou a oportunidade de Wyman se juntar aos caras na “50 & Counting Tour”, que comemorou meio século da banda. Tudo caminhava para uma concreta reunião, mas o baixista acabou fazendo apenas participação especial em quatro datas.  “Nem me falaram quais músicas tocaria. Fiquei muito desapontado”, disse o baixista numa entrevista ao The Times. Segundo ele, gostaria de ter tocado no show da O2 Arena de Londres “Jumpin´Jack Flash” e “Miss You”, clássicos que coescreveu, mas foi escalado para “Honky Tonk Women” e “It´s Only Rock´n´Roll”. De acordo com a declaração de Wyman, os Stones nunca o perdoaram por ter deixado a banda e queriam se vingar dele naquela ocasião.

No player abaixo você confere uma performance antológica dos Rolling Stones com “I Miss You” no Hyde Park de Londres, em 2013, na qual Darryl Jones faz uma bela atuação:

Aqui a reunião de Bill Wyman com os Stones em 2012 na O2 Arena:

Neste outro player tem uma apresentação de 1978 dos Rolling Stones no Texas com Bill Wyman no baixo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS