Astros do cinema e do rock lutam contra declínio das populações de abelhas

Uma das principais espécies polinizadoras da natureza, as abelhas vivem um declínio populacional que preocupa a comunidade científica mundial. Recentemente, vários estudos relacionaram o uso indevido de agrotóxicos ao problema da diminuição de abelhas na natureza. Essa queda é preocupante porque, segundo as estatísticas, uma em cada três porções de comida que você leva à boca hoje é resultado do trabalho das abelhas. Por conta desse perigo que a humanidade corre, pessoas de todo o mundo fazem o que podem, uns plantam flores e árvores frutíferas para elas e outros se mobilizam para pedir medidas urgentes das autoridades.

Sabendo de seu poder de influência na vida das pessoas, o mundo do entretenimento está ligado nessa questão dos polonizadores e alguns artistas já iniciaram ações representativas. Um grande exemplo que vem do cinema é o ator Morgan Freeman, que luta para aumentar a população de abelhas nos Estados Unidos. Há alguns anos ele converteu 50 hectares de sua fazenda no Mississippi em um santuário de árvores frutíferas para abelhas silvestres. Conversando com o apresentador Jimmy Fallon durante uma aparição no “The Tonight Show”, ele revelou ser um apicultor, mas com visão totalmente ecológica. “O problema é que as pessoas não percebem que elas são fundamentais para o crescimento da vegetação no planeta”, comentou o ator. Segundo ele, também é preciso ter uma certa dose de carinho nesse trabalho. “Eu nunca usei chapéu de apicultor com minhas abelhas, elas não me picam. Como não estou tentando tirar mel ou qualquer outra coisa… acho que elas entendem”, explicou Freeman, acrescentando que seu trabalho é totalmente focado na conscientização.

Com essa mesma pegada de impactar a população com informações precisas sobre a importância dos polonizadores, a vocalista do Blondie, Debbie Harry, toca uma campanha ambiental que mostra a importância das abelhas para o meio ambiente. A BEE Connected é uma ação que rola a partir do site oficial do Blondie numa parceria com a Pollinator Partnership, o Friends of the Earth e o Greenpeace. O objetivo é reverter a população de polinizadores em declínio no mundo através da educação, capacitação e apoio a movimentos políticos. “Meus motivos para apoiar os polinizadores são a sobrevivência deles e de todos nós. É na verdade uma luta sobre a continuidade da raça humana”, explicou a cantora. O Blondie fez uma ampla  divulgação dessa campanha nos shows que promoveram seu mais recente álbum Pollinator, de 2017.

Não é nada fácil medir que tipo de efeito os esforços como de Morgan Freeman e do Blondie terão sobre as populações de abelhas, mas são ações de boa vontade como essas que podem inspirar as pessoas a olhar com mais atenção para certos detalhes do nosso meio ambiente, que são fundamentais pelo equilíbrio da vida do planeta Terra.

Para saber mais sobre a importância das abelhas e como você pode colaborar para que elas continuem realizando seu trabalho na natureza, conheça AQUI uma campanha desenvolvida pelo Greenpeace Brasil.

Redação 89: