Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Geddy Lee, do Rush, revela como seus pais sobreviveram ao Holocausto

Redação 89

Geddy Lee, do Rush, revela como seus pais sobreviveram ao Holocausto imagem divulgação

O vocalista e baixista do Rush, Geddy Lee, foi entrevistado esta semana pela rádio Q104.3 de Nova York e abordou a questão dos campos de concentração nazistas na Polônia, terra natal de sua família, durante a Segunda Guerra Mundial. Essa entrevista do músico vai ao ar na íntegra neste domingo, 27 de janeiro, dentro das celebrações do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data faz referência à libertação, pelas tropas soviéticas, do Campo de Concentração Nazista de Auschwitz, em 1945.

Lee contou que seus pais, Morris e Mary Weinrib, foram transferidos aos 13 anos de idade para Auschwitz, onde suportaram por dois anos a constante ameaça das câmaras de gás.

Ele relembrou a história que sua avó costumava contar: “[guardas nazistas] os alinhavam todos os dias. Eles caminhavam para ‘esquerda, direita, esquerda, direita’. Se você fosse para uma direção, iria para as câmaras de gás. Se fosse na outra direção, iria trabalhar”, explicou.

“Então minha avó organizava-os para que todos fossem para a mesma direção”, continuou ele, acrescentando: “Ela acreditava que, se todos morressem, morreriam juntos e, se todos sobrevivessem, sobreviveriam juntos. Minha avó era uma pessoa incrível, ela os manteve vivos lá durante todo esse tempo”.

De acordo com a Q104.3, Lee disse que essas histórias deixaram cicatrizes com ele, no entanto, também afetaram profundamente sua visão de mundo e lhe deram uma perspectiva muito necessária sobre a importância do amor, confiança e família.

Cerca de 6 milhões de judeus morreram durante o Holocausto, representando o maior genocídio do século XX. Depois da guerra, o pai de Lee procurou por sua mãe e a encontrou em um campo de desabrigados, onde se casaram e depois se estabeleceram no Canadá.

No player abaixo você pode conferir o clássico do Rush “Red Sector A”, que aborda a barbárie dos campos de concentração. O vídeo traz a tradução da letra da música com cenas da série Band Of Brothers, da HBO:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS