Morre Alan R. Pearlman, pai dos sintetizadores que ajudaram a redefinir o rock

Alan R. Pearlman, engenheiro fundador da empresa ARP Instruments, morreu no último dia 6 de janeiro, conforme publicação no Facebook de sua família.

“Aos 93 anos, fraco demais para falar, ele ainda tocou piano esta manhã, mais à tarde faleceu pacificamente”, relatou sua filha Diana na postagem da rede social.

Pearlman ajudou a popularizar os sintetizadores no universo do rock a partir de 1971 com o lançamento do ARP 2600, que rapidamente caiu nas graças de músicos como Pete Townshend, Stevie Wonder e Edgar Winter. Algo que fez com que as criações do Led Zeppelin, Deep Purple, Genesis e Rush, por exemplo, começassem a ganhar novos elementos.

“É um instrumento fabuloso capaz de facilmente traduzir qualquer som que você ouve em sua mente em realidade”, disse certa vez Jimmy Page sobre os sintetizadores criados por Pearlman.

Os ARPs também se tornaram poderosas ferramentas de trabalho de designers de som de Hollywood, como Ben Burtt, que usou o modelo 2600 para criar os sons do R2-D2 em Star Wars.

No player abaixo você tem um exemplo claro do poder de um sintetizador numa canção de rock. Confira Edgar Winter mandando o clássico “Frankenstein”:

This post was last modified on 8 de janeiro de 2019 12:03

Redação 89: