Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Há 37 anos a MTV anunciava o fim do rádio

Willian Maier

Há 37 anos a MTV anunciava o fim do rádio imagem divulgação

1º de agosto de 1981 foi o dia em que a MTV invadiu os sistemas de TV a cabo nos Estados Unidos para iniciar uma verdadeira revolução no universo da música.

A rede começou a operar no formato de uma estação de rádio FM formatada para reproduzir vídeos 24 horas por dia. No entanto, como os artistas não produziam muito material nesse formato, o canal no seu início era um pouco limitado e com uma programação bastante repetitiva.

Mas o resultado dessa iniciativa certamente você sabe muito bem no que deu, a MTV se tornou numa incrível plataforma de comunicação que escreveu um capítulo importantíssimo na história da música pop.

Voltando ao primeiro dia de agosto há 37 anos, naquela época o rádio era a mídia dominante do entretenimento respaldada por décadas de solidez na apresentação de novos produtos musicais. E esse todo poderoso rádio foi esculachado logo de cara com a estreia da MTV que escolheu “Video Killed the Radio Star”, dos Buggles, como seu primeiro clipe a ser apresentado. A canção de 1979 se mostrava perfeita para simbolizar uma nova era ao trazer a mensagem do vídeo matando a estrela do rádio.

Bem, quase quatro décadas depois desse esculacho o rádio posiciona-se como peça central das plataformas de áudio, segundo recente pesquisa da Edison Reseach. E a MTV? Ela pode ser relembrada numa playlist nostálgica criada por alguém que teve a ideia de selecionar as primeiras 100 músicas tocadas (em formato de vídeo, lógico) pelo canal no seu dia de estreia:

Neste player você tem o clipe de “Video Killed the Radio Star”, dos Buggles:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS