Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Ouça entrevista com Roger Taylor, do Duran Duran

Redação 89

Ouça entrevista com Roger Taylor, do Duran Duran imagem divulgação

Um dos principais destaques da edição 2017 do lollapalooza Brasil 2017 foi o veterano grupo inglês Duran Duram.

Os caras fizeram um dois shows mais disputados do domingo 26 de março no festival, que trouxe grandes nomes da música internacional para oi Brasil.

A 89 conversou com Roger Taylor que falou da relação da banda com o Brasil, entre outras curiosidades. Confira!

A transcrição da entrevista está aqui:

89FM: O Duran Duran já esteve no Brasil muitas vezes. O que você acha do país e dos brasileiros?
ROGER TAYLOR: Acho que sempre vamos amar voltar para o Brasil porque existe uma vibração que é puramente brasileira. Logo que você chega aqui você sente essa vibração no ar, e eu acho que isso se estende por toda a vida brasileira, o futebol, a música, as pessoas. Isso é ótimo, nós amamos vir para cá.

89FM: Tem algum time de futebol brasileiro que você gosta?
ROGER TAYLOR: Na verdade, eu só conheço a seleção brasileira. Acho que a seleção dos anos 1970 era provavelmente a melhor. Mas é sempre bom assistir o futebol brasileiro.

89FM: A brasileira Céu subiu ao palco para cantar “Ordinary World” com vocês. Como surgiu essa parceria?
ROGER TAYLOR: Bom, nós sempre gostamos de fazer parcerias, e sempre quisemos fazer com algum brasileiro. Nos disseram que ela iria estar no Lollapalooza e a gente achou que ela seria a pessoa perfeita para tocar com a gente. Temos muitas parcerias, e é sempre fascinante ter diferentes personalidades em cima do palco. Nós (a banda Duran Duran) tocamos juntos todas as noites por muitas semanas, então tê-la no palco foi muito especial, ela trouxe uma energia incrível.

89FM: Ano que vem o Duran Duran vai completar 40 anos de banda. Vocês estão planejando algo de especial para comemorar?
ROGER TAYLOR: Sim, faz 40 anos desde a criação da banda, não 40 anos desde a formação clássica, então temos uma discussão sobre quando seriam os 40 anos de verdade da banda. Não temos nada planejado no momento mas tenho certeza que teremos muitas coisas quando completarmos os reais 40 anos.
89FM: A banda é uma das que definem o “New Wave”. Como foi quando vocês estavam desenvolvendo o seu som?
ROGER TAYLOR: Nós somos muito sortudos, crescemos nos anos 1970, então estávamos onde a música que estava acontecendo. A música eletrônica surgiu, a Disco surgiu. Tinham todas aquelas bandas maravilhosas como o AC/DC, Black Sabbath, Genesis, tudo ao mesmo tempo e estávamos nesse mundo. Claro que tem o David Bowie também, Rock e Glam Rock. A gente estava bem no meio dessa mistura de culturas e foi assim que conseguimos nosso som. Então nós estávamos no meio de tudo isso e eu acho que isso refletiu em nós, por isso somos muito sortudos de ter crescido nessa época.

89FM: O Duran Duran já conquistou e fez muitas coisas. Tem algo na música que vocês ainda não fizeram ou ainda querem fazer?
ROGER TAYLOR: Eu não sei, nós fazemos tudo de acordo com o que sentimos, com o que combina com a gente, e eu acho que estamos bem assim. Nossos discos “foram deixando de fazer sucesso”, mas nós continuamos. É como os atores, eles participam de vários projetos até que conseguem o papel de sua vida. Então é muito parecido com a vida de um ator. E quando você fica mais velho ou já está nessa por um tempo, o respeito começa a voltar para você, sabe? Não éramos muito respeitados quando começamos nos anos 1980. Mas as pessoas perceberam que chegamos para ficar e é bom ter muito mais respeito do que tínhamos.

89FM: Que conselho você daria para uma banda que está começando agora?
ROGER TAYLOR: Como eu saberia? (risos) A gente começou a banda a 34 anos, acho que é difícil, eu disse 30? Foi há 40 anos. Está mais difícil agora do que quando começamos, tem muito dinheiro no mundo da música. Nós entramos na gravadora e eles tinham Rolls-Royce estacionados na porta, pianos, era muito dinheiro. Não vejo mais isso no mundo da música, você realmente tem que trabalhar mesmo. Eu acho que o importante é focar nas músicas, é de onde tudo vem, o processo de composição das músicas, isso se manteve. Compor e fazer shows muito bons. Aí, com sorte, você é notado.

89FM: Você tem algum ritual antes dos shows?
ROGER TAYLOR: Eu, pessoalmente, não tenho. A única coisa que faço é comer uma grande tigela de macarrão, mais ou menos duas horas antes do show. Se eu não comer, eu fico “ah, meu deus, vai tudo dar errado, vai acontecer alguma coisa”. Mas nós não temos nenhum ritual maluco. Nós somos ingleses, então é tudo meio “para dentro”, não rezamos ou nos abraçamos antes de tocar.

89FM: Tem alguma banda não muito famosa que você acha que deveria ser mais reconhecida?
ROGER TAYLOR: Acho que no cenário inglês tem algumas bandas que deveriam ser mais reconhecidas. Acho demais ver o The XX tão bem na América do Sul. Eu estava em um restaurante há uns anos e um dos discos deles começou a tocar. Eu parei de comer, falei “espera, o que é isso? Alguém sabe de quem é esse álbum?” e todos disseram “não, nunca ouvi”. Aí eu fui até o DJ e perguntei de quem era, ele respondeu que era uma banda nova chamada The XX. Então pensei “ok, vou me lembrar disso”. Então, eu estava no meu quarto ontem à noite, assistindo o Lollapalooza e aparece na TV o The XX tocando para 80 mil pessoas, um dos grandes nomes do festival, e é maravilhoso vê-los reconhecidos. Eu amo The XX.

89FM: O Duran Duran tem planos para um novo álbum?
ROGER TAYLOR: Ainda não temos planos, mas tenho certeza que é algo que vai acontecer logo. Nós ainda estamos no “modo turnê”, mas com certeza quando ela acabar, a gente vai começar a pensar em material de novo, e as coisas malucas vão começar a sair. Então acho que talvez ano que vem.

89FM: Você poderia deixar um recado para seus fãs brasileiros?
ROGER TAYLOR: Sim, eu queria agradecer vocês por virem nos apoiar hoje. Nós temos fãs muito leais, e eu quero agradecer por serem tão leais e virem aqui nos ver. É muito bom ver vocês lá nos apoiando, então obrigado.

A 89 também conversou com a cantora brasileira Céu, que teve uma participação especial no show do Duran Duran. Ela cantou a música “Ordinary World”:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS