Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Simon Le Bon, vocalista do Duran Duran fala com exclusividade para a 89

Redação 89

Simon Le Bon, vocalista do Duran Duran fala com exclusividade para a 89 imagem divulgação

Simon Le Bon, vocalista do Duran Duran, bateu um papo com a 89 por telefone para falar sobre o show que vão fazer no Lollapalooza Brasil, turnê comemorativa dos 40 anos da banda, o álbum “Paper Gods”.

Sobre o Brasil, o músico lembrou de um show do grupo que aconteceu no Estádio do Morumbi em 1988, os lugares que conheceu e citou a música “Breath After Breath” que fizeram com a parceria de Milton Nascimento.

O vocalista ainda revelou detalhes sobre as participações dos músicos como Nile Rodgers e John Frusciante no disco “Paper Gods”, lançado em 2015.

Simon falou também sobre as perdas recentes, David Bowie, Prince e George Michael: “é muito triste que eles foram embora. Mas eles deixaram um grande legado”.

A entrevista foi conduzida por Wendell Correia e a tradução está na voz da Marina Valsechi. Acesse o player abaixo e ouça:

Leia abaixo a transcrição completa da entrevista:

89FM: O Duran Duran já esteve no Brasil. O que você lembra do país?
Simon: Lembro de momentos maravilhosos! Estivemos por aí em 1988 e nos apresentamos para o maior público que já tivemos na nossa vida. Foi no Estádio do Morumbi. Cem mil pessoas! Duzentas mil mãos no ar! Foi incrível! Tocamos no Rio de Janeiro no mesmo ano e também foi ótimo. Na década de 1990, com o nosso álbum chamado The Wedding Album, fizemos uma música com participação do Milton Nascimento chamada “Breath After Breath”. Fomos para Foz do Iguaçu e gravamos um vídeo e fizemos ótimos shows novamente! Teve um em São Paulo que foi incrível! Sempre vivemos ótimos momentos no Brasil. E agora que estamos voltando ao país para tocar no Lollapalooza vai ser maravilhoso.

89FM: Falando mais especificamente dos lugares que visitou no Brasil, algum especial que te marcou?
Simon: Eu lembro de um restaurante em São Paulo que tinha uma árvore enorme no meio dele. Acho que o nome do lugar era Damiano ou algo do tipo, não lembro exatamente. Mas era muito bom! E, claro, lembro muito bem das cataratas do Iguaçu. Foi incrível! E no Rio de Janeiro tem um lugar onde você dirige e encontra uma pedra gigante no meio da estrada próximo à praia.

89FM: Alguma outra música do Duran Duran além de “Rio” foi inspirada no Brasil?
Simon: Teve essa música com participação do Milton Nascimento chamada “Breath After Breath” que não necessariamente foi inspirada no Brasil como país, mas sim pela música brasileira.

89FM: Você costuma escutar músicas brasileiras?
Simon: Não estou familiarizado com a música brasileira atual. Conheço mais as antigas, artistas da Bossa Nova. Tem ótimos músicos brasileiros que fazem shows em Londres e eu vou, como o Gilberto Gil e o Caetano Veloso. Grandes ídolos da música brasileira clássica.

89FM: Sobre o show do Duran Duran no Lollapalooza Brasil, estão preparando algo especial?
Simon: Sim, queremos fazer um show voltado para pessoas que não necessariamente são fãs do Duran Duran. Então vamos tocar muitos hits e músicas dos anos 1980 que vão agitar a galera. Vai ser muito divertido! Não vamos ter muito tempo no palco, então vai ser algo rápido e furioso.

89FM: E como músico, qual é a importância de um festival como o Lollapalooza na sua opinião?
Simon: Eu acho que é uma forma maravilhosa de pensar! A música manda. Acho que é como viver uma vida alternativa.

89FM: Em 2018 o Duran Duran completa 40 anos. Estão planejando algo especial?
Simon: Nós vamos fazer uma turnê, shows, camisetas, restaurantes, artes, cosméticos, fotografias, tudo! Faremos a navegação, o barco, as praias, o Sol e a Lua.

89FM: Pretendem vir ao Brasil com essa turnê comemorativa?
Simon: Sim! Vamos tentar fazer novos amigos nesta nossa passagem no Lollapalooza para podermos voltar com a nossa própria turnê.

89FM: Quais são as principais diferenças do Duran Duran de hoje em relação ao início da banda?
Simon: Acho que a grande coisa agora é a gente permitir a música tomar conta de tudo. Antes tinha um pouco de egoísmo, envolvendo o ego de cada um, mas agora isso não acontece mais. Agora a música é a chave de tudo nas nossas vidas.

89FM: Recentemente tivemos a perda de grandes nomes da música como David Bowie, Prince e George Michael. Qual foi a importância deles na sua carreira?
Simon: Eles são artistas contemporâneos. Eu era um grande fã do David Bowie na minha adolescência. Somos da mesma época do Prince e do George Michael. É muito triste que eles foram embora. Mas eles deixaram um grande legado e muito material do trabalho deles. Deixaram alguns buracos na música, mas alguém novo vai se encaixar nesses buracos. Alguém novo e diferente.

89FM: Paper Gods, o mais recente álbum do Duran Duran, tem participações de outros músicos como o Nile Rodgers (guitarrista da banda Chic e também conhecido pelos trabalhos com o Daft Punk, como a música “Get Lucky”) e John Frusciante (foi guitarrista dos Red Hot Chili Peppers e hoje segue em carreira solo). Como foi trabalhar com eles?
Simon: Primeiro eu fiquei preocupado para não perdermos o controle, mas assim que eu ouvi a linha de guitarra que o John Frusciante gravou, percebi um novo tipo de vida que isso poderia trazer para o Duran Duran. E a partir desse ponto, realmente abraçamos isso. E o Mr Hudson (cantor e compositor inglês) colaborou muito em termos de composição, gravação e produção. Todas essas participações realmente deram uma nova vida. Soa como Duran Duran, mas também vai melhor na rádio junto com outras músicas modernas. Eu amo o álbum Paper Gods e estou muito empolgado para tocá-lo no Brasil.

89FM: Tem algum outro artista com quem você também gostaria de trabalhar?
Simon: Com certeza com muitos outros artistas! Eu gostaria de fazer alguma coisa com a PJ Harvey. Ela está no topo da minha lista no momento.

89FM: Você se incomoda com as pessoas que ficam com celulares na mão filmando e tirando fotos durante o show?
Simon: Não faz muita diferença se eu me incomodo ou não. As pessoas fazem isso e é difícil parar as pessoas (risos). Sabe o que eu gosto? Que as pessoas olhem para a banda com seus próprios olhos, não através da tela do celular. O problema que acontece quando as pessoas usam o celular é que elas ficam de olho na tela e não para o palco. E eu gostaria que as pessoas olhassem para o palco.

89FM: Você gostaria de deixar um convite para os seus fãs brasileiros?
Simon: Eu sou o Simon Le Bon, do Duran Duran, e eu convido todos vocês que amam música para o Lollapalooza 2017.

 

 



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS