Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Secretarias da Saúde e Cultura oferecem teste de aids em SP

Redação 89

Secretarias da Saúde e Cultura oferecem teste de aids em SP imagem divulgação

Você está ligado que todo 1º de dezembro marca o Dia Internacional da Luta contra a aids, não é verdade? Mas neste ano a campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de realizar a testagem precoce começa mais cedo, já neste sábado.

A Coordenação Estadual DST/Aids-SP, em parceria com a Secretaria da Cultura, realizará atividades de testagem em locais descolados e com a presença de muita gente bacana.

Neste sábado (12) é possível fazer a testagem na Fábrica de Cultura do Itaim Paulista (Rua dos Estudantes da China, 500), no período das 11h às 16h30. No próximo sábado (19) a ação ocorrerá na Fábrica de Cultura de Sapopemba (Rua Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Juta), das 12h às 16h30.

Os locais realizam ateliês, saraus, feiras culturais e exposições, e oferecem uma gama de cursos gratuitos para todas as idades, portanto, além de fazer o teste você poderá curtir um passeio interessante.

Fique sabendo que a testagem precoce é fundamental para o controle da epidemia, que registou cerca de 44 mil novas infecções pelo HIV no Brasil em 2015, segundo dados da Unaids. “Quanto mais cedo descobrir que tem o HIV, maior a possibilidade de sucesso do tratamento. Se você tem o HIV e não sabe, além de não estar recebendo tratamento, pode transmitir o vírus sem querer”, declara Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

E atenção: recomenda-se a realização do teste a todos que têm vida sexual ativa; se fez sexo (oral, vaginal, anal) e não usou camisinha, ou a camisinha rompeu; se tem ou teve tuberculose e hepatites; se tem, teve, ou acha que teve, uma doença sexualmente transmissível (DST); se compartilhou seringas e agulhas; se está grávida ou pretende engravidar.

E não precisa ter medo ou vergonha “O teste é rápido, gratuito e sigiloso”, declara Tânia Regina Correa de Souza, da equipe organizadora da Campanha Fique Sabendo do CRT DST/Aids-SP.

Outra dica importante: os testes rápidos para HIV podem ser realizados o ano todo nos Centros de Testagem e Aconselhamento. Informe-se Disque DST/Aids – 0800 16 25 50 – ou entre no site: www.crt.saude.sp.gov.br

Via CRT DST/Aids-SP



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS