Led Zeppelin se defende de acusação de plágio em”Stairway To Heaven”

Teve início nesta terça-feira (14), no tribunal federal de Los Angeles, nos Estados Unidos, um julgamento sobre a autenticidade do clássico do Led Zeppelin, “Stairway To Heaven”, de 1971.

Jimmy Page e Robert Plant chegaram ao local da audiência onde jornalistas esperavam pela dupla que vai enfrentar um juri que determinará se eles roubaram ou não os acordes iniciais de “Taurus”, de 1967, da banda Spirit.

Uma decisão tomada no início do ano pelo juiz Gary Klausner aponta que as duas canções são parecidas o suficiente para que um júri aponte se este é um caso de plágio.

O Led Zeppelin havia sido acusado de “sair do contexto” por questionar a validade dos direitos de procuração dos advogados que cuidam do caso.

“Não há evidência para trazer a mínima dúvida sobre os direitos de procuração, ou mesmo argumentos da defesa. Isso representa tirar o processo de seu contexto”, diziam os profissionais que tentam provar o plágio.

Em 2014, Mark Andes, baixista fundador da banda Spirit, moveu ação contra o Led Zeppelin por uma suposta fraude em “Stairway To Heaven“, de 1971.

Segundo matéria revista Business Week, o músico alegava inúmeras semelhanças entre a canção do Zeppelin e a música “Taurus”.

Na ocasião, Andes não conseguiu provar para a justiça americana que as músicas são iguais e que o Led Zeppelin também teve acesso ao conteúdo original.

O músico alega que o Led foi a banda de abertura de uma turnê do Spirit pelos Estados Unidos, no ano de 1968, quando os caras tiveram contato com o material.

Confira as duas músicas e tente achar a semelhança ente elas:

This post was last modified on 14 de junho de 2016 12:03

Redação 89: