Conheça o projeto sustentável “Como Anda”

As organizações “Cidade Ativa” e “Corrida Amiga” lançou o projeto “Como Anda” que visa explorar o tema da mobilidade a pé e entender as necessidades dos pedestres e buscar soluções para tornar nossas cidades mais acessíveis e caminháveis.

Trata-se de uma pesquisa nacional que irá revelar quais organizações se dedicam à mobilidade do pedestre.

Muito se fala sobre o crescimento desordenado das cidades e o planejamento centrado no automóvel, que criou ambientes urbanos que desencorajam a prática de atividades físicas no dia a dia, deixando seus cidadãos propensos ao sedentarismo e a doenças crônicas relacionadas ao excesso de peso.

O intuito do projeto também irá incentivar o ir e vir a pé de uma forma mais democrática, sustentável, saudável e econômica de se deslocar pela cidade.

Após o levantamento, compilação e análise dos dados, os resultados serão compartilhados com todos, fornecendo informações para essa rede que será formada.

“Acreditamos que teremos uma visão macro de como anda o movimento em prol da mobilidade no país. A partir daí, a rede estará criada e o intercâmbio de informações será constante. Esperamos que este mapa seja uma ferramenta útil para todas as organizações que atuam ou pretendem desenvolver novos projetos voltados para o tema”, explica Gabriela Callejas, cofundadora da Cidade Ativa.

Você pode acompanhar a pesquisa através do site da organização: http://comoanda.org.br/#o-projeto

Redação 89: