Waves For Water, projeto criado por surfista combate a falta de água potável no mundo

O “Waves For Water” é um projeto criado pelo surfista Jon Rose que estava na região da ilha de Sumatra, na Indonésia, em 2009, quando um grande terremoto devastou comunidades inteiras.

Naquela ocasião, ele possuía 10 filtros especiais criados pelo exército americano que transforma água suja em água potável, e os distribuiu aos sobreviventes daquela catástrofe.

Essa ação de socorro do surfista e a observação dele sobre a falta de água potável pela maioria das comunidades que passava ao redor do mundo, o fez acreditar que a distribuição desse tipo de filtro poderia acabar com o problema da falta de água potável. Nascia dessa forma o projeto “Waves For Water”.

Em seis anos de atuação junto à comunidades carentes ao redor do mundo, a ONG desenvolveu uma forma de atuação na qual busca parceria com líderes locais para ensiná-los a usar essa tecnologia de purificação de água e distribuição gratuita dos filtros.

O tratamento com esse sistema consegue interceptar micro-organismos que transmitem doenças como malária, febre amarela, hepatite A, diarreia e cólera.

Países como Indonésia, Nepal, Haiti, Paquistão, Índia, Etiópia, África do Sul, Colômbia, Peru e Brasil, já foram alvo das campanhas da “Waves For Water”.

Inclusive, neste momento os caras estão em território brasileiro, dando assistência à população da região de Mariana, onde o desastre ambiental liquidou com o Rio Doce. Infelizmente neste caso, o filtro tecnológico da ONG não pode ser utilizado de forma eficiente por causa da grande quantidade de metais presentes na água.

Como saída para essa situação desesperadora, o “Waves For Water” está ajudando as comunidades a filtrarem uma água de má qualidade que chega via caminhão pipa de outras fontes.

Saiba mais sobre a campanha neste link: WavesForWater.Com.Br

No player abaixo há uma explicação simples (em inglês) sobre o filtro que transforma água suja em água potável:

This post was last modified on 30 de novembro de 2015 12:03

Willian Maier: